Início / Educação / Escolas / Escolinha do Futuro leva cultura popular para a rede municipal de Osasco

Escolinha do Futuro leva cultura popular para a rede municipal de Osasco

O Projeto Escolinha do Futuro, que realiza atividades recreativas, esportivas, culturais e educacionais em dez modalidades, no contraturno escolar, resgata a cultura popular nas escolas municipais de Osasco. Durante o ano, cerca de 3600 alunos aprenderam capoeira, que surgiu no Brasil como um grito de liberdade dos escravos. No final de novembro e início de dezembro, os capoeiristas-mirins participaram de grandes rodas de encontro e batizados, recebendo seu primeiro cordão. Cinco rodas realizadas nas escolas municipais do Jd. Imperial, Vila Jaguaribe, Jd. Conceição, Jd. Paulista e Jd. Califórnia integraram 13 escolas municipais num evento denominado Escola visita Escola, rompendo a atitude escola contra escola.

Nessa perspectiva foram realizados torneios de futebol de campo, de 25 a 28 de novembro, no campo do Seno, no Novo Osasco, e Flamenguinho, no Jd. Piratininga. Foram montados times mistos, meninos e meninas de ambas escolas participantes. O torneio de basquete-vôlei, que se iniciou em 22 de novembro e se encerra no dia 13 de dezembro, no Ginásio Ives Tafarello, no Jd. das Flores, envolveu cerca de 600 alunos das escolas do Jd. Imperial, da Vila Yara e do Jd. das Flores. Nessas três modalidades, os grupos participam de jogos, brincadeiras de reconhecimento e cooperação para integrar os visitantes.

Ainda dentro das atividades de encerramento da programação de 2008 foi realizado no dia 30 de novembro, no Ginásio do SESI, o I Encontro de Judô, reunindo judocas-mirins que praticam essa modalidade em 14 escolas municipais.

Educação ambiental e teatro-dança

No sábado, 13, das 13h às 17h, na EMEF Oscar Pennacino (R. José G. Branco, s/nº, Jd. Cipava II, serão realizadas exposições, palestra sobre o Programa Osasco Recicla, atividades de música e teatro, jogos cooperativos e brincadeiras com reciclagem, encerrando as atividades de educação ambiental, que ocorreram também nas escolas do Recanto das Rosas, Jd. Aliança e Jd. Ipê.

No domingo, 14, das 13h às 18h, no Circo-Escola Picadeiro – Av. Nações Unidas, 203, Presidente Altino, será realizado o I Festival de Teatro-Dança envolvendo alunos de oito escolas.

O Escolinha do Futuro é um projeto da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação, e tem como objetivo ampliar o tempo de permanência do aluno na escola em atividades diferenciadas. São oferecidas 10 modalidades, sendo xadrez e jogos cooperativos para todos os participantes, num total de 9800, que realizam ainda outra atividade entre judô, capoeira, teatro, dança, futebol de campo, vôlei, basquete e educação ambiental.

Para a Secretária de Educação, Profa. Mazé Favarão, presente nas várias atividades de encerramento, que ocorrem simultaneamente em várias escolas, envolvendo alunos e comunidade, o sonho é ampliar o atendimento para mais crianças, pois é gratificante ver o fruto do trabalho desenvolvido. Ela também enfatizou em cada evento a importância dos pais no processo de aprendizagem dos filhos. “Educação ocorre a todo momento na sala, na casa da gente, na sociedade e no projeto Escolinha do Futuro.

Para a dona de casa, Alessandra Regina de Almeida Silva, o projeto é muito importante. Dos 3 filhos, dois estudam na escola municipal e praticam capoeira. “Isso é muito bom, pois estimula, incentiva a Francieli e o Gabriel, que aprendem algo e não ficam na rua ou na frente da televisão”, ressaltou.

Assessoria de Comunicação: Vilmary Macedo

Além disso, verifique

Prefeitura de Osasco entrega Bases Comunitárias Móveis

Nesta quarta-feira, 5, às 11 horas, o prefeito de Osasco, Emidio de Souza, entrega para …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.