Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
Início / Educação / Escritor Bartolomeu Campos de Queirós profere palestra a educadores da rede municipal de Osasco

Escritor Bartolomeu Campos de Queirós profere palestra a educadores da rede municipal de Osasco

Evento dá continuidade à Ação Formativa do Projeto: “Arte em Palavras: Seduzindo Corações e Mentes”, da Secretaria de Educação

Desde 8 de agosto, a Secretaria de Educação de Osasco tem recebido autores de renome para ministrarem palestras para educadores do município. Quinta-feira, 11 de agosto, foi a vez de Bartolomeu Campos de Queirós abrilhantar a Ação Formativa do projeto “Arte em Palavras: Seduzindo Corações e Mentes”, que se propõe a incentivar o exercício da leitura entre profissionais da educação e alunos.

O autor mineiro Bartolomeu Campos de Queirós escreveu obras como “Por Parte de Pai”, “Vermelho Amargo” e “O olho de vidro do meu avô”. Além disso, desenvolve o Movimento por um Brasil Literário, que conta atualmente com 10 mil membros, entre organizações, escritores de renome, como Zuenir Ventura e Frei Betto, e pessoas comuns, que visam mobilizar e promover o exercício da leitura, além de garantir a todos o direito de participarem da produção literária.

A secretária de Educação, Mazé Favarão, abriu a palestra falando sobre motivação para a leitura. “Nossa meta é fazer as crianças passarem menos tempo diante da TV e mais tempo lendo. Também queremos estimular o lado artístico, que muitas vezes é cerceado nas escolas”, afirmou. De acordo com a secretária, 23 mil livros de quase 50 autores diferentes foram disponibilizados para 14 mil alunos de 55 escolas do município, que serão utilizados para o preparo do desfile do 7 de Setembro. “Nossa escola pública é de qualidade, uma prova disso é essa série de palestras com grandes autores que temos realizado”, concluiu.

Bartolomeu iniciou a palestra falando sobre o Movimento por um Brasil Literário: “Nós acreditamos que a escola não é a única responsável pela formação de um leitor. Não adianta a escola falar que tem que ler e a criança chegar em casa e não encontrar ninguém lendo”, afirmou, arrancando aprovação do público.

Em seguida, se focou na importância da fantasia na vida das crianças. “Livro didático só dá vazão ao real. Tudo que existe à nossa volta passou pela fantasia de alguém. Real é uma fantasia que ganhou corpo. Escola afastada da fantasia não tem nada a oferecer e se torna um espaço de adestramento”, disse.

Bartolomeu também falou sobre sua carreira, seus livros e seu curioso processo criativo, que envolve a desconstrução de uma palavra em várias outras, dando início a uma história.

No público, além de educadores da rede municipal, também estiveram presentes representantes da Secretaria de Educação de Carapicuíba; do portal Planeta Educação; do Instituto Paulo Freire; do Instituto Ciência Hoje; do Instituto Curitiba de Informática; e do projeto Escolinha do Futuro, dentre outros.

Desde o dia 8, diversos autores já estiveram em bate-papo com alunos da Rede Municipal em Osasco, como Ana Maria Machado, Elvira Vigna, Carlos Moraes, Daniel Munduruku, Luiz Antonio Aguiar, Ana Cristina Massa, Cristina Macedo e Cecília Reggiani Lopes. E até o dia 17, ainda farão palestras os escritores Carmen Lucia Campos, Paola Gentile, Aníbal Bragança, Allan Szacher, Adriano Messias, Silvia Leblon, João Otávio, Regina Chamilian, Vanessa Bruno, Laerte, Ilo Krugli, Cris Felicíssimo, Magu Medeiros, Michele Icocca e Bianca Encarnação.

Além disso, verifique

Secretaria de Educação de Osasco saúda servidores para a volta às aulas

Início do ano letivo na rede municipal acontece no dia 6 de fevereiro No mês …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.