Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
Início / Educação / Escritores ministram palestras interativas com alunos de Osasco

Escritores ministram palestras interativas com alunos de Osasco

Trata-se da Ação Formativa do Projeto: “Arte em Palavras: seduzindo corações e mentes”, da Secretaria de Educação, visando as comemorações do 7 de Setembro

Visando a comemoração do 7 de Setembro deste ano em Osasco, a Secretaria de Educação está promovendo a Ação Formativa do Projeto: “Arte em Palavras: seduzindo corações e mentes”, que consiste em palestras interativas promovidas por escritores e autores da arte da comunicação nas escolas municipais de Osasco. O projeto Arte em Palavras tem como proposta ampliar os índices de leitura e letramento em Osasco, fazendo um “passeio” pelo universo literário desde antes da escrita até os dias atuais.

Para atingir esse objetivo, a Secretaria de Educação organizou para o mês de agosto, entre os dias 8 e 17, uma série de palestras com os mais diversos autores, escritores e ilustradores infanto/juvenis. Foram disponibilizados também mais de 23 livros para 14 mil alunos de 55 escolas do município. Foram selecionados 152 títulos, distribuídos em 13 temas, abrangendo gêneros como drama, aventura, romance, poesia e quadrinhos.

Palestras interativas

Dentro dessa programação, foram convidados 36 autores para conversarem com os alunos e contarem sobre suas obras, projetos e trabalhos desenvolvidos em suas atividades. Assim, partindo das leituras dos livros, dos trabalhos desenvolvidos com os professes em salas de aula e dessa interação com os autores, os alunos e professores de Osasco organizarão um desfile literário para marcar o dia 7 de Setembro de 2011.

Na terça-feira, dia 9 de agosto, quem participou do projeto em Osasco foi o ilustrador Gazy Andraus, autor de diversos trabalhos de Histórias em Quadrinhos. Com a presença da professora Mazé Favarão, secretária de Educação, diretores e professores, Gazy Andraus, conversou com os alunos da EMEF Prof. Max Zendron, na Vila Yara. Na ocasião, o autor falou de como começou a desenhar, fez um histórico de seu trabalho profissional, e falou também de diversos outros trabalhos sobre Histórias em Quadrinhos.

Depois da palestra e de responder à diversas perguntas dos alunos, Gazy Andraus disse que essa experiência de conversar com crianças do Ensino Fundamental foi uma novidade para ele. “Achei uma experiência muito rica essa possibilidade que tive aqui de falar de todo um processo de criação e de Histórias em Quadrinhos para crianças. Isso é muito importante para o processo de criação dos alunos dessa faixa etária, pois, as crianças captam muito mais do que a gente imagina”, declarou.

A secretária Mazé Favarão também falou da importância dessas palestras interativas para os alunos de Osasco. “Notadamente aqui no Brasil, nós temos muitas celebridades ligadas à televisão, onde eles falam, contam suas histórias. E é muito comum os alunos desejarem saber quem escreveu aquele livro que ele leu ou está lendo e a história desse autor. Então, é muito importante essa proximidade dos estudantes com o autor. Acredito que é a melhor forma de desenvolver esse público leitor e despertar nele o interesse pela leitura e pela criação. Já para o 7 de Setembro, nós vamos trabalhar toda a linha da arte da palavra, passando por toda a história da literatura até os dias atuais”, disse Mazé.

Desde o dia 8, diversos autores já estiveram em Osasco, como Ana Maria Machado, Elvira Vigna, Carlos Moraes, Daniel Munduruku, Luiz Antonio Aguiar, Ana Cristina Massa, Cristina Macedo e Cecília Reggiani Lopes. E até o dia 17, ainda farão palestras os escritores Bartolomeu Campos de Queiróz, Carmen Lucia Campos, Paola Gentile, Aníbal Bragança, Allan Szacher, Adriano Messias, Silvia Leblon, João Otávio, Regina Chamilian, Vanessa Bruno, Laerte, Ilo Krugli, Cris Felicíssimo, Magu Medeiros, Michele Icocca e Bianca Encarnação.

Além disso, verifique

Secretaria de Educação de Osasco saúda servidores para a volta às aulas

Início do ano letivo na rede municipal acontece no dia 6 de fevereiro No mês …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.