Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
Início / Esportes / Especialistas da área esportiva palestram em Osasco

Especialistas da área esportiva palestram em Osasco

osascoEvento marcou o lançamento do “Dia do Desafio 2009” na cidade

Em continuidade à programação de eventos culturais e esportivos que promove, durante o mês de maio, em Osasco, o Sesc-SP realizou, com apoio da Secretaria de Esportes, Recreação e Lazer da Prefeitura, na manhã desta terça-feira, 12 de maio, o lançamento do “Dia do Desafio 2009” na cidade.

O evento, realizado no Centro de Formação dos Profissionais da Educação, contou com uma palestra sobre “Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida”, proferida pelo jornalista e especialista em medicina esportiva Osmar de Oliveira e pelo professor Alex Florindo, sob mediação da coordenadora do Dia do Desafio para o continente americano, Maria Luiza Souza Dias.

osascoDoutor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, diretor científico da Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde e coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas Epidemiológicas em Atividade Física e Saúde da Universidade de São Paulo, Alex Florindo falou sobre a importância do estilo de vida na manutenção da saúde. “Todo tipo de atividade física, inclusive as domésticas, podem atuar na melhora da qualidade de vida”.

Num discurso bem humorado, Osmar de Oliveira tentou aproximar a atividade física à vida moderna. “A melhor atividade é a que está perto de sua casa e a que te dá mais prazer. Além de prevenir e curar doenças, a prática esportiva é fundamental para uma vida saudável”.

osascoPresente ao evento, o gerente do Sesc Osasco, Edson Corrêa da Silva, falou sobre o Dia do Desafio. “O importante é que o estímulo seja permanente e não só no Dia do Desafio. Queremos semear aqui a participação integrada das iniciativas pública e privada no envolvimento de todos pelo bem estar geral”.

Após os discursos, os participantes do encontro interagiram com os palestrantes, ocasião em que foram discutidos, entre outros assuntos, empecilhos colocados para a prática esportiva, como a necessidade de se apresentar atestado médico; e a relação entre saúde e qualidade de vida na Terceira Idade.

De acordo com o secretário de Esportes, Recreação e Lazer, Cláudio Chapecó, a administração municipal tem se empenhado para incentivar o esporte na cidade. “Temos hoje em andamento diversos programas voltados à prática esportiva e oferecemos mais de 20 modalidades em espaços públicos e parceiros da prefeitura”, destacou. “Recentemente lançamos o programa Osasco Saudável, que envolve incentivo a prática de exercícios e mudanças nos hábitos cotidianos para melhoria da qualidade de vida da população”, completou Chapecó.

Prestigiaram o evento o secretário de Meio Ambiente, Carlos Marx e os vereadores Rogério Lins e Valmir Prascidelli, entre outras autoridades.

Dia do Desafio

Realizado desde 1995, sempre na última quarta-feira do mês de maio, o Dia do Desafio é considerado um dos mais importantes eventos de incentivo à prática esportiva, tendo mobilizado no ano passado mais de 59 milhões de pessoas em todo o mundo.

Coordenado no Continente Sul Americano pelo Sesc, o Dia do Desafio começa às 0h e termina às 21h do dia 27 de maio, ocasião em que duas cidades do mesmo porte estabelecem uma saudável competição tentando envolver seus habitantes 15 minutos de atividades físicas.

A cidade de Osasco, que em 2008 disputou com a cidade venezuelana Zulia, mobilizando cerca de 103 mil pessoas, este ano promete ainda mais adeptos. “Vamos disputar com a cidade mexicana Aguascalientes e esperamos não somente repetir o sucesso dos últimos anos, mas ampliar o número de participantes”, adiantou o secretário de Esportes.

Além disso, verifique

COB aprova 2 ginásios de Osasco para sediarem treinos olímpicos em 2016

Os ginásios de Esportes Professor José Liberatti, em Presidente Altino, e Ayrton Senna da Silva, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.