Estudantes de Osasco são premiados na Olimpíada de Língua Portuguesa

Na segunda-feira, 26 de novembro, a Secretaria de Educação de Osasco promoveu a etapa municipal de premiação da Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP) de 2012 – Escrevendo o Futuro. O evento, que é um programa do Ministério da Educação em parceria com o Itaú Cultural, aconteceu no Centro de Formação dos Professores, no Centro. O objetivo da OLP é contribuir para a melhoria do ensino da leitura e da escrita das escolas públicas brasileiras e, neste ano, teve como escolha do gênero textual o poema e o tema “O lugar onde eu vivo”.

A novidade do programa é que em Osasco a Secretaria de Educação ofereceu formação para todos os professores de 4ª séries das EMEFs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental), incentivando a inscrição e participação de todos os estudantes da rede no processo, para, com isso, melhorar o desempenho do aluno em sala de aula e consequentemente a qualidade do ensino e instrumentalização do professor.

Nesta etapa, quatro estudantes foram selecionados após serem submetidos a uma comissão julgadora de professores especializados no ensino da língua portuguesa. Os classificados disputarão ainda as etapas estadual e nacional. Foram escolhidos em Osasco os seguintes estudantes: Nicoli Oliveira Silva (EMEF Profª Cecília Correa Castelani), que declamou o poema com o título “O lugar onde moro”; Natalia Tamae Souza Clemente (CEU José Saramago), “O lugar onde vivo”; Alexmuller Ubirajara Diorato (EMEF General Antonio de Sampaio), “Quitaúna, O lugar onde eu vivo” e Mikaelle Lorrane Machado (EMEIEF Etiene Salles Campello), “O lugar onde vivo”.

Homenagens e apresentações

O encontro dos jovens poetas se iniciou com a apresentação musical de estudantes do 5º ano da EMEF Oscar Pennacino, acompanhados pelo professor Erick Brandão. Eles interpretaram clássicos “Por causa de você, menina” e “Mas que nada”, de Jorge Ben Jor. Na sequência cantaram “Garota de Ipanema”, de Tom Jobim.

Com a formação da mesa de autoridades, a supervisora de ensino do Estado de São Paulo, Deyse Camilli Dias, foi a primeira a discursar e qualificou o trabalho desenvolvido em sala de aula. “Os professores devem ser muito valorizados e reconhecidos pelo trabalho sensível de estimular o hábito da leitura, escrita, criatividade e produção textual. O poema infantil é um campo rico da literatura e é um sonho vermos esta ação tão bem difundida na cidade de Osasco”, destacou.

A coordenadora da Olimpíada da Língua Portuguesa em Osasco, Simone Aparecida Rodrigues Soares, agradeceu a participação de gestores, coordenadores, professores e pais presentes no evento. Ela disse que Osasco está em total sintonia com a proposta da Olimpíada para 2012. “A perspectiva da poesia é que o ser humano desenvolva seu lado social, cultural e ideológico em todas as suas manifestações linguísticas. O tema vem ao encontro do trabalho que desenvolvemos na rede municipal de ensino em Osasco, já que comemoramos o cinquentenário da cidade. Com os poemas escritos e declamados, os alunos puderam mostrar Osasco de uma forma nova e souberam dar novos sentidos e significados às palavras, pois o poeta assume perfil original e inovador, o que faz desses jovens talentosos poetas”, avaliou.

Para a secretária de Educação, Marinalva de Oliveira, que representou o prefeito Emidio de Souza, o trabalho desenvolvido na rede e os resultados obtidos são empolgantes. “Esta ação é fruto de um planejamento pedagógico iniciado no início do ano letivo. Consideramos a Olimpíada uma iniciativa de extrema importância desenvolvida pela Secretaria de Educação desde 2010, quando abraçamos a proposta sugerida pelo Ministério da Educação, que estimula a participação de todo o Brasil”, resumiu.

“Nossos alunos têm muita capacidade de criação e nossos professores estão capacitados para direcionar o desenvolvimento delas. Somos impulsionadores de mentes inovadoras à medida que estimularmos a leitura e a escrita como protagonistas sociais. Os poemas são formas das crianças externarem seus sentimentos e sugerirem mudanças no espaço onde vivem”, completou a secretária, ressaltando ainda que os estudantes trabalharam em sala de aula a história da cidade, estudaram conteúdos voltados à cidadania, tecnologia e língua portuguesa aplicados multidisciplinarmente.

Todos os finalistas da etapa estadual e seus professores receberam como premiação livros e medalhas. Ao término do evento, houve uma apresentação de literatura de cordel, com a participação do professor da rede municipal, Genaro Gonçalves do Nascimento, que, fantasiado de palhaço Pirilampo, interagiu com os jovens. Cada aluno presente ainda recebeu um livro de literatura infantil e seus professores um livro de poesias.

Os convidados desfrutaram de um coffe-break e acompanharam já no final da tarde o lançamento do livro “Lembrança do Sítio”, de Mazé Torquato, e a exposição de Artes “Cores e Traços”, de Lourdes de Deus.

De acordo com organizadores, a Secretaria de Educação ainda irá editar um livro com os 56 melhores poemas selecionados pela Comissão Julgadora de um aluno de cada unidade educacional envolvida no programa.

Além disso, verifique

Secretaria de Educação de Osasco saúda servidores para a volta às aulas

Início do ano letivo na rede municipal acontece no dia 6 de fevereiro No mês …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * O prazo está esgotado. Atualize o CAPTCHA.