Início / Serviços Públicos / GCM / GCM de Osasco promove “1ª Conferência Livre Municipal de Segurança Pública”

GCM de Osasco promove “1ª Conferência Livre Municipal de Segurança Pública”

178-ivan-cruz1A GCM (Guarda Civil Municipal) de Osasco deu sua contribuição para política nacional de segurança pública realizando a 1ª Conferência Livre Municipal de Segurança Pública, na quinta-feira, dia 30, no auditório do Fundo Social de Solidariedade do município. Com a participação da sociedade civil, poder público e trabalhadores da área de segurança pública, foram tirados durante o evento, princípios e diretrizes a serem debatidos na 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública, promovida pelo Ministério da Justiça, que acontecerá em Brasília – Distrito Federal, de 27 a 30 de agosto.

A conferência foi comandada pelo inspetor da GCM de Osasco Rildo, que fez uma apresentação sobre os requisitos e forma de trabalho, com sete mesas para debater os sete eixos temáticos, dos quais foram tirados sete princípios e sete diretrizes. Já o projeto metodológico e etapas municipais foram apresentados pela mobilizadora regional – SP, Élida Miranda.

178-ivan-cruz-4Os eixos temáticos são compostos por sete temas, sendo; Eixo I – Gestão democrática: Integração e federalismo; Eixo II – Financiamento e gestão da política pública de segurança; Eixo III – Valorização profissional e otimismo da condição de segurança; Eixo IV – Repressão qualificada da criminalidade; Eixo V – Prevenção social do crime e da violência e construção da cultura e da paz; Eixo VI – Diretrizes para o sistema penitenciário; Eixo VII – Diretrizes para o sistema de prevenção, atendimento emergenciais e acidentes. Esses temas estão sendo discutidos em todo o país.

Também durante o evento o comandante da GCM de Osasco, Gilson Menezes, parabenizou a iniciativa do Governo Federal em começar a discutir segurança pública em conferências livres e deu como exemplo o SUS (Sistema Único de Saúde), que segundo ele, teve avanços significativos devido às conferências realizadas.

“Não estamos aqui para discutir qual entidade trabalha certo. O que sabemos é que deve funcionar como um relógio. Se alguém trabalhar errado, esse relógio não serve, porque não da o resultado esperado”, explicou o comandante.

Ainda em seu discurso, ele falou sobre o papel de cada agente no setor de segurança. “Hoje, devemos construir uma proposta modelo, que dê direção e mostre um resultado melhor do que esse que está ai”, finalizou.

Já o presidente do CONSEG Regional Oswaldo Gregório Junior, falou sobre a importância da segurança pública para sociedade.

Os trabalhos continuam na “1ª Conferência Livre Intermunicipal de Segurança Pública”, encontro promovido pelo GGII (Gabinete de Gestão Integrada Intermunicipal), formado por doze municípios da região: Osasco, Carapicuíba, Jandira, Santana de Parnaíba, Itapevi, Pirapora do Bom Jesus, Vargem Grande Paulista, Cotia, Taboão da Serra, Itapecerica da Serra, Embu-Guaçu e Embu das Artes. Nela, serão tirados sete princípios, vinte e uma diretrizes e relatórios de propostas, que serão encaminhadas para 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública, com os delegados eleitos nesse encontro.

Também fizeram parte do debate o comandante da GCM de Itapevi, Kleber Maruxo; comandante da GCM de Itapecerica da Serra, Cláudio Pavanelli; representantes da GCM de Embu-Guaçu, Santana de Parnaíba, São Paulo, Jandira e Taboão da Serra; o presidente do CEPROA (Centro de Proteção Ambiental), Cláudio Alves Ribeiro; a presidente do CONSEG Norte, Osvaldina Klein; o presidente do CONSEG Centro, José Benedito Quadros; o secretário de segurança pública de Carapicuíba, Carlos Roberto Peixoto; a secretária de educação de Itapecerica da Serra, Ivone Saraiva.

Serviço

1ª Conferência Livre Intermunicipal de Segurança Pública

Local: Centro de Formação Continuada dos Profissionais da Educação

Rua: Marechal Rondon, 263 – centro – Osasco

Data: 13 e 14 de maio

Horas: 8h às 17h

Além disso, verifique

GCM de Osasco e Polícia Militar apreendem jovens em assalto no bairro Vila Yara

Na terça-feira, 14 de maio, a GCM de Osasco (Guarda Civil Municipal), com o apoio …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.