Início / Serviços Públicos / GCM / GCM de Osasco recebe treinamento da Força Nacional para utilizar pistola Taser

GCM de Osasco recebe treinamento da Força Nacional para utilizar pistola Taser

A Guarda Civil Municipal (GCM), órgão da Secretaria de Segurança e Controle Urbana (Secontru) da Prefeitura de Osasco, recebeu, entre os dias 3 e 6 de outubro, treinamento da Força Nacional de Segurança Pública para utilização da pistola Taser M26 (arma não-letal). Além dos 452 guardas civis de Osasco, outros 20 agentes da Guarda Civil Metropolitana da cidade de São Paulo participaram do curso.

O treinamento para operador Taser tem carga horária de 12 horas, incluindo aulas teóricas e práticas. A formação é promovida pelo Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública, via Departamento da Força Nacional de Segurança Pública e Coordenação Geral de Treinamento e Capacitação.

As aulas foram ministradas por agentes da Força Nacional, dentre os quais capitão PM de Goiás, Daniel Pires Aleixo, o cabo PM do Rio Grande do Norte, Marco Aurélio de Oliveira, e cabo PM de Goiás, Marco Aurélio Rodrigues de Miranda. A programação incluiu as disciplinas de Regras Básicas de Segurança; Tecnologia, Comparativos de Amperagem, Funcionamento da pistola Taser M26; Manuseio para Uso e Após Uso e Trajetória dos Cartuchos; entre outras e ainda práticas de tiros.

“A principal importância para os guardas operarem com armamento Taser é a redução do índice de letalidade nas ocorrências. Quanto menos for utilizada a arma de fogo será melhor tanto para o agente de segurança quanto para quem está sendo abordado”, disse o capitão Daniel.

O secretário da Secontru, José Amando Mota, também destacou a importância do treinamento. “A GCM de Osasco está cada vez mais qualificada. Esse treinamento prepara os guardas para o uso correto dessas armas, evitando algum tipo de acidente que possa acontecer no momento da imobilização de um indivíduo. Essa pistola contribui para uma ação de desarmamento de um alvo munido de arma branca, pedaço de pau ou pedra, visando a baixa-letalidade” disse. “Para Osasco, é um orgulho ser incluída entre as cinco cidades do Estado de São Paulo para receber esse treinamento da Força Nacional e poder contribuir com a GCM da capital”, completou o secretário. Ele ainda anunciou que, em breve, a corporação da CGM estará utilizando o novo equipamento nas ruas da cidade.

O comandante da GCM de Osasco, Gilson Menezes, acompanhou o curso salientou a qualidade da formação. “É uma ação extremamente produtiva e bem elaborada. Os instrutores são altamente preparados, afinal, essa equipe é a mesma que forma as polícias do Brasil, como: Militar, Civil, Federal e as Forças Armadas em geral. Estamos qualificados no mesmo bom nível dos principais agentes de segurança pública do País”, comparou.

Além disso, verifique

GCM de Osasco e Polícia Militar apreendem jovens em assalto no bairro Vila Yara

Na terça-feira, 14 de maio, a GCM de Osasco (Guarda Civil Municipal), com o apoio …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.