Portal do Trabalhador de Osasco inicia sistema mais moderno e eficiente de atendimento na terça-feira

Na terça-feira, 14, o Portal do Trabalhador de Osasco inaugurou um novo sistema operacional de políticas de emprego, inteiramente via web. O Sistema Portal MTE Mais Emprego visa facilitar a integração entre trabalhadores, empregadores e os serviços do Portal.

Entre os dias 6 e 10 de junho, as unidades do Portal do Trabalhador, na zona Sul e no Centro, estiveram fechadas para treinamento dos funcionários – ao todo, 70 – e implementação do sistema. O Ministério do Trabalho e Emprego foi o responsável pela capacitação.

A medida atende a um Termo de Ajustamento de Conduta celebrado entre os Ministérios do Trabalho e Emprego e da Previdência Social e o Ministério Público Federal com a finalidade de desenvolvimento de tecnologia para atender as políticas nesse setor.

De acordo com Tássia Ribeiro, coordenadora do Programa Osasco Inclui, da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão da Prefeitura, “o novo sistema vai facilitar e gerenciar trabalhos, além de aproximar o trabalhador das ações da SDTI (Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão)”, afirmou. O sistema mais moderno de atendimento vai garantir aos trabalhadores uma ferramenta mais rápida e eficaz de recolocação no mercado de trabalho, via internet.

Principais benefícios para o trabalhador:

– Consulta ao requerimento do Seguro-Desemprego;

– Cadastro, modificação e impressão do currículo;

– Verificação de vagas e candidatar-se ao processo de seleção;

– Candidatar-se a cursos de qualificação profissional.

Principais benefícios para as empresas:

– Enviar requerimento do Seguro-Desemprego;

– Disponibilização vagas;

– Verificação de currículos e convocação de trabalhadores.

No entanto, a presença do profissional ao Portal do Trabalhador continua fundamental. “Antes, o trabalhador vinha aqui para acompanhar vagas e modificar currículo. Agora, ele pode fazer tudo isso pela web – só precisará vir ao Portal para formalizar o encaminhamento”, afirma Tássia.

Atualmente, as duas unidades do Portal atendem em média cerca de 1.100 pessoas por dia, de toda a região Oeste de São Paulo. É uma referência no Estado, e já são cerca de 300 mil pessoas cadastradas.

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