Prefeitura de Osasco e Instituto Ascender estudam estreitamento de parceria

Por victa - seg dez 10, 5:29 pm

O prefeito de Osasco, Emidio de Souza, acompanhado da secretária de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão de Osasco (SDTI), Dulce Helena Cazzuni, e do juiz da Vara da Infância e Juventude, Samuel Karasin, visitou na manhã de quarta-feira, 5 de dezembro, o Instituto Ascender, localizado dentro da empresa Etna Steel, na Rua da Estação, 441, no Centro.

O objetivo do encontro é estreitar os laços de parceria entre o Instituto e os Poderes Judiciário e Executivo, por meio do estímulo e fomento de programas como o Bolsa Trabalho, esta última ação desenvolvida pela administração pública, que foca iniciativas que busquem ampliar a inserção e participação de jovens no mercado de trabalho nos mais diversos segmentos produtivos. Alguns recursos para investimentos são oriundos do Fumcad (Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente).

O prefeito Emidio, acompanhado do presidente do Grupo Flanel, Carlos Seiscentos, fez questão de conhecer as instalações do Instituto. Ele conheceu a estrutura de funcionamento de uma antiga fábrica de sapatos, criada por Tatiana Loureiro, idealizadora do Instituto, e que hoje está adaptada e à disposição do aprendizado de jovens já beneficiados entre a parceria da Prefeitura e o Instituto por meio do programa Bolsa Trabalho.

Na oficina de desenvolvimento de produtos, batizada de oficina de criatividade, são confeccionados diversos acessórios de couro, dentre os quais: sandálias, colares, bolsas e capas de celulares, que inclusive foram os presentes ganhos pelas autoridades e entregues pelos jovens.

O prefeito fez algumas considerações sobre o projeto. “É de suma importância que possamos oferecer oportunidades para os jovens. Osasco já está muito acima da média estadual em capacitação de jovens, oferecimento de cursos profissionalizantes e projetos que visam inserção e colocação deles no mercado, mas queremos e devemos buscar mais”, avaliou. O juiz Samuel Karasin fez questão de salientar que os jovens têm uma dupla responsabilidade: zelar pelos seus futuros e saberem que a integração deles em projetos é um investimento sério dos poderes públicos no talento humano.

De acordo com Dulce, os jovens ainda serão encaminhados ao SENAI do Ipiranga, em São Paulo, para aprofundar os conhecimentos e aperfeiçoar a especialização. “Acreditamos muito nos jovens e desenvolvemos políticas públicas que possibilitem mais que um crescimento profissional, mas humano. Estamos sempre preocupados em estimular ações que melhorem a situação econômica e de vida de quem vive na cidade. Acreditamos que novas turmas possam ser abertas, respeitando o limite do Instituto, novos investimentos surgirão e também novas empresas parceiras acreditem na proposta apresentada”, avaliou.

“Aprendemos muito e vamos além das aulas. Aprendemos o que é parceria e solidariedade. Sabemos que é uma oportunidade única e vamos agarrá-la”, declarou o jovem Douglas, beneficiário do Bolsa Trabalho, e que expôs suas peças em uma Mostra no Instituto e explicou ao prefeito e autoridades a importância do trabalho desenvolvido pelos estudantes.

Nos dias 14 e 15 de dezembro, das 11h às 16h, os jovens do Projeto realizarão um bazar com os acessórios confeccionados nas atividades de formação. O local de realização será no Instituto Ascender, na Rua Da Estação, 441.

Para obter mais informações sobre o Instituto Ascender acesse o site http://www.institutoascender.org.br/ ou o site da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão (SDTI) http://www.osasco.sp.gov.br/InternaSecretaria.aspx?ID=7.

Insira um comentário