Prefeituras de SP e Osasco anunciam ação com governos estadual e federal para ligação viária no Jd. Wilson

Os prefeitos de Osasco, Emidio de Souza e de São Paulo, Gilberto Kassab, se encontraram na manhã de sexta-feira, 20 de abril, na divisa entre as cidades, para tratar das obras complementares no limite com a Capital, que permitirão novo acesso entre as duas cidades, pelo bairro paulistano Parque Continental. A obra contempla o acesso até a avenida Presidente Altino, em São Paulo. Para tais intervenções, se faz necessária, também, a remoção da favela instalada em área onde antes existia uma rua de ligação entre as cidades e onde vivem cerca de 200 famílias, projeto que será desenvolvido em parceria com os governos estadual e federal.

O convite para a visita no local foi feito pelo prefeito Emidio, na ocasião da realização da 4ª reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de São Paulo, que aconteceu em Osasco no último dia 9. Durante a conversa, Kassab prometeu que reuniria esforços com a prefeitura de Osasco para tentar resolver o problema da divisa antes do fim do ano.

Cumprindo o que acordaram naquela ocasião, a visita teve o objetivo de, em conjunto, “ratificar o entendimento entre os prefeitos. O investimento será feito no sentido de poder encontrar uma solução para o problema das famílias que moram no local, em uma situação tão degradada”, explicou Kassab. Emidio aproveitou e salientou que “a remoção dessas famílias libera a continuidade da rua que liga Osasco e São Paulo, o que melhora significamente o trânsito na região”.

O prefeito de Osasco explicou ainda que a viabilização do projeto só será possível por causa da união das prefeituras e do governo do estado e federal, já que as moradias serão construídas por meio dos projetos Minha Casa, Minha Vida (federal) e Casa Paulista (estadual). Para esclarecer a responsabilidade do governo do Estado nesse projeto, o secretário estadual adjunto de Habitação, Marcos Rodrigues Penido, também participou do encontro, e explicou que a primeira etapa consistirá no cadastramento das famílias. Enquanto isso acontece, o Estado está em busca de áreas próximas ao local onde os apartamentos poderão ser construídos. “A proximidade daqui é importante, para não causar transtornos às famílias que já estão acostumadas a viver aqui. Essa é uma parceria inédita entre as prefeituras de Osasco, São Paulo, Governo do Estado e Governo Federal, iniciativa fundamental para a solução desse problema”, disse.

Emidio ainda lembrou que, apesar da divisa entre Osasco e São Paulo ser muito grande, indo das Rodovias Anhanguera até a Raposo Tavares, o maior problema entre as cidades está concentrado neste pequeno canto. “Este é um dos nossos problemas de divisas mais graves, mas o entendimento com a prefeitura de São Paulo é muito bom e temos certeza de que a solução irá beneficiar a todos”.

Ligação viária – Em uma primeira etapa da obra viária beneficiada com o convênio, a prefeitura de Osasco criou a avenida Hilário Pereira de Souza, um prolongamento da avenida Manoel Pedro Pimentel, na Vila Yara, que liga a Vila Yara ao Largo de Osasco, no Centro. Entre o Centro e o Km 18, a prefeitura de Osasco também já providenciou obras de duplicação da Rua da Estação, cuja fase final está em andamento. Com a remoção das famílias que moram no final da Avenida Manoel Pedro Pimentel, a prefeitura vai interligá-la à Avenida Presidente Altino, criando o maior corredor viário da cidade.

Presenças – Também participaram da vistoria o deputado federal João Paulo Cunha; os secretários municipais de São Paulo, Ricardo Pereira Leite (Habitação), Ronaldo Camargo (Coordenação das Subprefeituras), o secretário municipal de Governo de Osasco, Jorge Lapas, de Habitação, Sérgio Gonçalves; de Assistência e Promoção Social, Patrícia Dândalo; de Obras, Waldyr Ribeiro Filho; de Esportes, Cláudio Chapecó; Segurança e Controle Urbano, José Amando Mota; e de Administração, Cristiane Dutra; a Presidente do Fundo Social, Joana D´Arc, e vereadores, entre outras autoridades.

Além disso, verifique

Prefeito Jorge Lapas cria canal permanente de diálogo com a juventude de Osasco

Em um “papo reto”, como ele mesmo classificou, com jovens da cidade, foi criada uma …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * O prazo está esgotado. Atualize o CAPTCHA.