Recreio nas Férias de Osasco inova e leva garotada para passeio “sustentável” em Paraibuna

O projeto Recreio nas Férias, da secretaria de Educação de Osasco, levou alunos da rede municipal de ensino, em julho, à cidade de Paraibuna.

Lá, as crianças participantes da 13º edição do programa, que atendeu mais de 15 mil alunos no recesso de julho, participaram de gincana e conheceram de perto uma moenda e a produção de derivados da cana-de-açúcar.

A atividade contou com gincana pelas ruas da cidade e visita à Fazenda JJ, no Vale da Fartura, na cidade localizada a 124 km de São Paulo, com 17 mil habitantes, cujo nome, de origem indígena, significa “rio de água escura”.

O passeio, na quinta, 21, teve início com uma importante missão: salvar a cidade!

As crianças foram informadas (em tom de mistério e preocupação) pelos monitores do Instituto H&H Fauser, responsável pelo passeio, que precisam resgatar o medalhão que mantem adormecida a cobra gigante que vive embaixo da terra e, se for acordada, causará um grande terremoto, destruindo toda a cidade. O medalhão foi roubado pelo Caipora, que ficou furioso com a destruição da natureza por parte de alguns homens, e dividiu o artefato em três pedaços, escondendo-os em pontos estratégicos, e só poderão ser recuperados por crianças de coração puro e… participantes do Recreio nas Férias. Elas, claro, adoraram!

Munidos de mapas do centro histórico da cidade e com o apoio do guia turístico, abriram a primeira pista: “Chegar onde repousa a cabeça da cobra grande”. Depois de algumas sugestões e descobertas, chegaram até a praça da Igreja Matriz de Santo Antonio. No local, encontraram o contador de “causos” José Ernesto, que falou sobre a cidade, literatura e poesia, e encontraram mais uma pista: “Monteiro Lobato e Seresta”.

Com a informação, partiram para a Praça da Seresta, onde encontraram a boneca Emília e, após responderem perguntas sobre o Sítio do Pica-pau Amarelo, resgataram a primeira parte do medalhão e uma nova pista: “Lugar onde as pessoas vão para matar a sede”. E lá foram eles em direção à Praça da Bica.

Como parte da viagem literária proposta no Recreio, encontraram a representação do poeta Zé Mira, famoso na região, que, em troca de algumas músicas e leituras, entregou a segunda parte do medalhão e novas pistas que os levaram à Trilha do Fundão (área preservada ecologicamente), ao Mercado e à Prefeitura Municipal, prédio histórico projetado por Euclides da Cunha, escritor que também era engenheiro e foi responsável pela construção de diversas pontes e prédios no Vale do Paraíba.

Lá, encontraram, em um poema de Cassiano Ricardo Leite, a parte que faltava do medalhão. O prêmio, por terem salvo a cidade, foi um passeio pela Fundação Cultural, onde visitaram um museu, participaram da oficina de Contação de histórias e, o mais esperado pela turminha, foram visitar a Fazenda JJ, grande produtora de cana-de-açúcar da região. “Gostei das pistas e das exposições. Foi tudo muito divertido e interessante. Agora não vejo a hora de conhecer a Fazenda. Você sabia que, antes de plantarem cana, o forte lá era a plantação de café?”, ensina a pequena Jaqueline Santos V. da Silva, de 9 anos, aluna da Emef Manoel Barbosa.


Aprendendo e brincando

Logo na chegada à Fazenda os alunos ouviram um resumo e conversaram sobre o livro Menino de Engenho, clássico de José Lins do Rego. Aprenderam sobre a história de Paraibuna e sobre a produção da cana-de-açúcar. “Nosso trabalho é feito a partir do turismo sustentável, unindo informação, pedagogia e entretenimento. Sempre mostrando a importância de preservar a natureza para que possamos usufruir dela no futuro”, diz Elaine Cristina Nogueira, coordenadora da Oficina de Turismo Sustentável.

Para Marcos Luis Prazeres, agente recreativo do Programa Recreio nas Férias o que os alunos vivenciaram no local enriquecerá o aprendizado em sala de aula. “Como professor de Ciências e de Matemática, vejo uma grande oportunidade para trabalhar, por exemplo, as nascentes, a fotossíntese, a transformação da matéria. Foi uma opção acertada incluir este roteiro no Recreio.”

As crianças também tiveram oportunidade de percorrer os espaços e avistaram o canavial, foram até a moenda e viram de perto como se mói a cana. Aprenderam todas as etapas de transformação da cana: primeiro, em caldo de cana, depois em melado e, por último, em rapadura. No final, todos participaram da degustação dos produtos. “Não imaginava que para fazer essas coisas desse tanto trabalho. Adorei aprender coisas novas”, conta Beatriz Barbosa, de 8 anos, também aluna da Emef Manoel Barbosa.

O programa Recreio nas Férias é promovido pela Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Educação. Nessa edição, tem como tema “Leitura, Viagem Sem Limite”, norteando todas as atividades da programação, que incluiu passeios e, ainda, oficinas nas unidades educacionais. A programação foi realizada entre os dias 11 e 22/07, durante o recesso escolar. No sábado, 30/07, acontece a cerimônia de encerramento do Programa, no Ginásio José Liberatti, com várias atrações musicais, entre elas, a Cia Pia Fraus, a partir 10h.

Além disso, verifique

Prefeito Jorge Lapas cria canal permanente de diálogo com a juventude de Osasco

Em um “papo reto”, como ele mesmo classificou, com jovens da cidade, foi criada uma …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * O prazo está esgotado. Atualize o CAPTCHA.