UNIFIEO apresenta projeto de pesquisa científica internacional sobre água

Por victa - ter ago 26, 12:53 am

Tradicional instituição de Osasco firma parceria com Cabo Verde para estudos financiados pelo CNPq

O UNIFIEO apresenta nesta quinta-feira, dia 28, às 19h30, o projeto internacional de História Ambiental “História e memória dos usos da água no Brasil e em Cabo Verde”, desenvolvido em parceria com historiadores do país africano e financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Aberto a toda a comunidade acadêmica e interessados, o evento será realizado no Anfiteatro do Bloco Amarelo, no campus Vila Yara.

Aprovado em 2007, o trabalho científico é conduzido pela historiadora Dora Shellard Corrêa, coordenadora do curso de História do UNIFIEO. Da instituição também participam os professores-doutores Cláudio Almeida Aguiar e Ival Assis Cripa. De Cabo Verde, os profissionais envolvidos são os historiadores Antônio Germano Lima e Elias Alfama Moniz.

Assunto de interesse mundial, a água é o objeto de estudo dos pesquisadores. O projeto vai enfocar formas de uso e distribuição do disputado recurso natural em regiões semi-áridas do Brasil e de Cabo Verde, país africano também colonizado por Portugal no século XV e que só conquistou a independência recentemente, em 1975. “Trata-se de um trabalho comparativo entre dois países com condições semelhantes de escassez de água em algumas regiões. As conclusões podem auxiliar políticas públicas para o setor, uma vez que a água é hoje uma preocupação no mundo inteiro”, antecipa Dora.

O projeto internacional de estudo da água reforça também a ênfase dada à formação humanística no UNIFIEO. “Além de possibilitar a troca de conhecimento entre estudiosos de países distintos, uma pesquisa como essa demonstra preocupação com países africanos de língua portuguesa, como é o caso de Cabo Verde”, destaca Alice Fontes, coordenadora da Divisão Internacional de Parcerias do UNIFIEO.

Parcerias internacionais – O intercâmbio entre Brasil e Cabo Verde não é novidade no UNIFIEO. A instituição mantém um acordo internacional com o governo do país africano. Atualmente, dez alunos caboverdianos e dois de Angola estudam no UNIFIEO, todos beneficiados com bolsas para a graduação. Como contrapartida, professores da instituição brasileira desenvolvem pesquisas científicas no território africano.

O UNIFIEO mantém também convênio internacional com a Universidade Estatal de Bélgorod, uma das mais tradicionais instituições da Rússia. A parceria permite que estudantes brasileiros selecionados pela Aliança Russa de Ensino Superior, entidade representante no Brasil das universidades russas, estudem o idioma no Brasil. Com esse acordo, o estudante poderá cursar os primeiros seis meses da língua no UNIFIEO para depois finalizar os estudos no país europeu.

Apresentação do projeto “História e memória do uso da água no Brasil e Cabo Verde”
– Dia 28 de agosto (quinta-feira) 19h30 Entrada franca
– Local: Anfiteatro do Bloco Amarelo – Campus Vila Yara (Av. Franz Voegeli, 300 – Osasco-SP)

Mais informações: 3651-9965 e www.unifieo.br

1 Comentário

Comentários 1 - 1 para 1Primeiro« AnteriorAvança »Último
  1. 0

    gostaria que ja que estão fazenda pesquisa sobre a agua  achassem um jeito de melhorar o sabor e o cheiro da agua, pois está insuportavel ta horrivel até para escovar os dentes não da tenho que comprar agua mineral pois não ta dando para suportar esta agua só tem preço mais nada qualidade no mais agradeço desde já sua atenção

Comentários 1 - 1 para 1Primeiro« AnteriorAvança »Último

Insira um comentário


2 + = 9