Início / Saúde / Gerviços de Assistência Social e Manual do CRAS é lançado por Osasco

Gerviços de Assistência Social e Manual do CRAS é lançado por Osasco

751 Aloisio Mauricio (11)O prefeito de Osasco, Emidio de Souza, acompanhado do prefeito eleito, Jorge Lapas, e da secretária municipal de Assistência e Promoção Social (SAPS), Patrícia Dandalo, lançaram oficialmente na terça-feira, 18 de dezembro, o Guia de Serviços da SAPS, uma publicação que tem como objetivo prestar contas à comunidade e fazer um balanço dos 8 anos de gestão da pasta.

O evento, que aconteceu no CATI (Centro de Atendimento à Terceira Idade), na rua da Saudade, 180, no Jardim Bela Vista, também foi marcado pelo lançamento do Manual com informações sobre o funcionamento dos CRASs da cidade (Centro de Referência e Assistência Social).

Participaram também do evento o vice-prefeito, Faisal Cury; o secretário adjunto de Assistência e Promoção Social, Antonio Dantas e o secretário nomeado pelo prefeito eleito Jorge Lapas; Roberto Trapp (Comunicação).

A secretária da SAPS agradeceu o período em que esteve à frente da pasta e também falou sobre as publicações. “Agradecemos todos os servidores pela dedicação e colaboração com os trabalhos da administração pública. Desde 2008, Osasco conseguiu, nos CREAS, por exemplo, ter autonomia da gestão plena e os repasses de recursos da União passaram a ser mais expressivos para nossos investimentos. Nestes 8 anos, construímos 8 CRAS e 2 CREAS. Todos nossos setores se fortaleceram com um trabalho comprometido, sério e com uma ação estratégica pontual”, disse, acompanhada da assessora Isabel Panaro.

Patrícia também falou sobre o avanço do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), o fortalecimento do Conselho Municipal de Assistência Social, do Plano Municipal de Assistência Social, do Fundo Municipal de Assistência Social, dos Centros-POP, dos serviços para a população em situação de rua, para idosos, crianças e adolescentes, pessoas com deficiência e mulheres, dentre outras ações. Ela ainda falou do desafio do novo prefeito de construir 3 outros abrigos com capacidade para 150 pessoas até 2014.

Na sequência, o prefeito eleito, Jorge Lapas, fez suas considerações sobre o lançamento da publicação. “O Guia mostra o trabalho responsável e consolidado que foi realizado na SAPS. Cada servidor deu sua contribuição. Vimos que aumentaram os CREAS, os CRAS e também foi feita uma Vila do Idoso. Estudaremos cada ideia e sugestão dada para que avancemos mais nos próximos anos em nosso governo. Muitas obras e ações serão realizadas pensando no crescimento de Osasco”, revelou.

Por fim, o prefeito Emidio, em tom de despedida, agradeceu todos os cerca de 500 servidores da SAPS durante os 8 anos a frente da Prefeitura, disse acreditar que Jorge Lapas será um dos maiores e melhores prefeitos que Osasco terá e fez uma avaliação sobre o Guia e o Manual. “É muito gratificante ver Osasco superando problemas e criando alternativas para resolvê-los. Osasco tem hoje mais famílias atendidas pelo Bolsa-Família, instalou o INCOR (Instituto do Coração), construiu mais postos de saúde, criou o PACS (Programa de Agentes Comunitários de Saúde), resgatamos a auto-estima dos servidores e da população, o orgulho de nascerem e viverem na cidade. A assistência social em Osasco tem um papel fundamental, não de uma política assistencial, mas de inclusão e desenvolvimento humano e pessoal de cada indivíduo atendido. Desejamos muitas conquistas em 2013 e novos desafios serão lançados pela sociedade. Espero que os novos gestores tenham inteligência, paciência e sabedoria para lidar com as novas demandas”, concluiu.

Além disso, verifique

Osasco realiza Fórum de Saúde Mental

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretária da Saúde, promoveu no dia 22 de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.