Início / Educação / Gestoras de Osasco concluem a formação ProInfo Integrado

Gestoras de Osasco concluem a formação ProInfo Integrado

Cerca de 45 gestoras da rede municipal de educação de Osasco acabam de concluir a formação do Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional – ProInfo Integrado. A formação, promovida pela Secretaria de Educação a Distância (Seed/MEC), em parceria com o Conselho dos Secretários Estaduais de Educação (Consed) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), congrega os cursos “Introdução à Educação Digital”, “Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC” e “Elaboração de Projetos”.

O objetivo central desse Programa é a inserção de tecnologias da informação e comunicação (TIC) nas escolas públicas brasileiras, visando promover a inclusão digital dos professores e gestores escolares das escolas de educação básica e da comunidade escolar em geral; dinamizar e qualificar os processos de ensino e de aprendizagem com vistas à melhoria da qualidade da educação básica.

A formação começou em setembro e teve carga horária de 40 horas, divididas em 10 encontros de 4 horas, com práticas sempre voltadas à inserção da informática no processo educativo. Nas aulas, havia pesquisas em sítios e vídeos pedagógicos, além da manutenção de um diário virtual (blog) coletivo da formação e a criação de diários pessoais de cada uma das participantes. Além disso, a formação contou com material de apoio do ambiente colaborativo de aprendizagem, fornecido pelo Ministério da Educação (eproinfo.mec.gov.br).

No encerramento do curso, no último dia 18, as alunas fizeram uma avaliação escrita e apresentaram trabalhos sobre uso ético e responsável da internet para crianças, uso da net entre idosos, entre outros. “Era muito resistente ao computador. Senti muito a necessidade de utilizá-lo quando fui fazer outra faculdade. Hoje, uso melhor a máquina e acho que esse curso alcançou o objetivo que eu procurava”, afirma Maria Lucia Rosa Oliveira, coordenadora educacional da Creche Hilda Alves Marin.

Já a professora de desenvolvimento infantil, Patrícia Leite Perez, da Creche José Spinosa, afirma que, embora já tivesse certo domínio sobre informática, veio participar da formação para melhorar ainda mais seus conhecimentos. “A informática está em todos os setores. Eu já tinha noção e me aprimorei bastante. É importante para meu crescimento pessoal e profissional”, disse.

Além disso, verifique

Secretaria de Educação de Osasco saúda servidores para a volta às aulas

Início do ano letivo na rede municipal acontece no dia 6 de fevereiro No mês …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.