Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
Início / Geral / GMs de Osasco e região poderão ganhar bolsas para fazer pós-graduação

GMs de Osasco e região poderão ganhar bolsas para fazer pós-graduação

osascoAssunto foi tratado, em Osasco, durante reunião do Gabinete de Gestão Integrada Intermunicipal, que congrega Guardas Municipais de 12 cidades

Os Guardas Municipais de Osasco e Região, que já possuem curso superior, poderão a partir de julho deste ano, fazer também um curso de pós-graduação na área de Políticas e Gestão em Segurança Pública, com bolsas cedidas pelo Governo Federal, através do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania). Trata-se de uma parceria firmada entre a Secretaria Nacional de Segurança Pública, órgão vinculado ao Ministério da Justiça, com a Universidade Estácio de Sá, do Rio de Janeiro.

osascoTodas as informações sobre curso, como data, duração, carga horária e inscrição, foram detalhadas durante reunião do GGI-I (Gabinete de Gestão Integrada Intermunicipal), realizada em Osasco, na última sexta-feira, dia 8. O GGI-I congrega Guardas Civis Municipais de 12 cidades da região e é presidido por Gilson Menezes, comandante da Guarda Civil Municipal de Osasco e Diretor do Departamento de Segurança Municipal. Além de Osasco, fazem parte da Coordenação Executiva, as cidades de Itapevi e Santana de Parnaíba. A reunião contou com a presença de Kátia Mello, consultora do Ministério da Justiça e coordenadora do Curso de Pós-Graduação da Universidade Estácio de Sá.

osascoParticiparam do encontro presidentes e representantes de todas as Guardas Civis Municipais que fazem parte do GGI-I, como também secretários de Segurança de várias cidades. Este órgão, que visa a integração operacional das GCMs da região, buscando a qualificação e o aprimoramento de todos os guardas e gestores de segurança, foi criado em 10 de abril de 2008, com base em diretrizes pautadas pelo Pronasci. Fazem parte do GGI-I, os seguintes municípios: Osasco, Carapicuíba, Jandira, Itapevi, Santana de Parnaíba, Pirapora do Bom Jesus, Cotia, Embu das Artes, Embu Guaçu, Itapecerica da Serra, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista.

Durante palestra sobre segurança, Kátia Mello enfatizou a importância da qualificação profissional e do curso para a carreira do guarda municipal. Como consultora do Ministério da Justiça, ela respondeu também a diversas perguntas sobre políticas públicas ligadas à área de segurança pública. No final, Kátia Mello disse que ficou com ótima impressão sobre a organização das Guardas Municipais da Região Oeste. “É a primeira vez que participo de uma reunião com Guardas tão bem qualificados. Vocês estão muito à frente de outras regiões, em termos de organização e de qualificação profissional”, disse Kátia.

Conforme informou a coordenadora, trata-se de um curso de Pós-Graduação à distância reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação). Quem estiver interessado, tanto guardas municipais, gestores de segurança, ou quaisquer outros profissionais que trabalham na área de segurança pública, podem procurar as Guardas Civis Municipais de sua cidade para fazer a inscrição. Outras informações sobre o curso poderão ser obtidas pelos telefones (21) 3231-0000 e 2503-7070, ou ainda pelo site da Universidade Estácio de Sá (www.estacio.br/posgraduacaoadistancia). Quem se inscrever agora poderá iniciar nas turmas do mês de julho. Com a bolsa, o valor das mensalidades será de R$ 180,00, mas, segundo informou Kátia Mello, se a região conseguir 100 inscritos, esse valor será reduzido para R$ 120,00.

Conforme destacou o comandante Gilson Menezes, o objetivo desse curso é oferecer mais uma oportunidade de qualificação profissional e acadêmica aos guardas municipais. “Em Osasco e região, as cidades que fazem parte do GGI-I, só têm guardas que participam e são aprovados no Curso de Formação, seguindo todas as normas do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania. Esse curso de pós-grauduação, portanto, é mais uma oportunidade que o profissional de segurança terá para se especializar em sua área. Vamos procurar também buscar meios para que todos os nossos guardas possam fazer um curso superior, pois, assim teremos guardas cada vez mais preparados para atender a população com respeito e dignidade que o cidadão merece”, disse Gilson Menezes.

Além disso, verifique

Prefeito Jorge Lapas cria canal permanente de diálogo com a juventude de Osasco

Em um “papo reto”, como ele mesmo classificou, com jovens da cidade, foi criada uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.