Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
Início / Geral / Guarda Civil de Osasco é modelo para cidades do Interior

Guarda Civil de Osasco é modelo para cidades do Interior

Nos dias 2 e 3 de abril, sede da corporação e central de monitoramento foram visitadas por delegações de Laranjal Paulista e Leme

A Guarda Civil Municipal de Osasco está consolidando sua condição de referência, na área de segurança pública, para outras cidades. Somente nesta semana, a corporação recebeu as visitas de delegações de dois municípios do Interior paulista para conhecer os projetos de segurança urbana e comunitária.

No dia 2 de abril, visitaram o Comando Geral da GCM e também a central de videomonitoramento de segurança o comandante da Guarda Civil de Leme, Evernando Isaias Rompato, e o sub-comandante, Patric Albert Álvares. Já no dia seguinte, foi a vez da visita do prefeito de Laranjal Paulista, Heitor Camarin Júnior, acompanhado do secretário e comandante da Guarda, Antônio Carlos Salgado Filho.

Nos dois casos, foram discutidas possíveis parcerias para que a GCM de Osasco ofereça treinamento e aperfeiçoamento técnico-profissional às corporações. A idéia foi bem recebida pelas duas delegações, que elogiaram o funcionamento da Guarda de Osasco e estimam poder firmar esses convênios até o meio do ano.

Este é o terceiro grupo que vem do Interior, este ano, para conhecer as ações em segurança pública implementadas pela Prefeitura de Osasco. No final de março, foi a vez do prefeito da cidade de Piedade, Jeremias Ribeiro Pinto, acompanhado pelo deputado estadual Hamilton Pereira.

Dentre os principais projetos estão o videomonitoramento com câmeras, que permite o acompanhamento, 24 horas por dia, de imagens captadas por câmeras espalhadas pela cidade; o de policiamento comunitário, que visa aproximar os agentes da comunidade; a ronda escolar, que objetiva coibir desde o tráfico na porta das escolas até atos de vandalismo; e ainda a ronda com motos, que dão maior mobilidade e agilidade aos agentes.

Alem disso, a GCM de Osasco foi a primeira, no Brasil, a firmar convênio com a Polícia Federal para emissão de porte de armas aos agentes. E, em seu curso de formação de novos agentes, atendeu as Guardas Municipais de Botucatu, Embu das Artes, Suzano, Pirapora do Bom Jesus, entre outras. A corporação ofereceu ainda formação em tiro, em parceria com o Exército, para todas as cidades que compõem o GGI-I (Grupo de Gestão Integrada Intermunicipal) da região Oeste e ainda treinamento em uso de tonfa para as tropas do Exército de Paz, da ONU, que cumprirão missão no Haiti.

Na avaliação do comandante da GCM, Gilson Menezes, esses resultados são frutos dos grandes investimentos feitos, pela prefeitura, na área de segurança, aliados a uma política de atuação inovadora nesse setor.

Além disso, verifique

Prefeito Jorge Lapas cria canal permanente de diálogo com a juventude de Osasco

Em um “papo reto”, como ele mesmo classificou, com jovens da cidade, foi criada uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.