Início / Serviços Públicos / Segurança / Guardas Civis de Osasco participam de curso de ascensão para cargo de inspetor

Guardas Civis de Osasco participam de curso de ascensão para cargo de inspetor

A Secretaria de Administração de Osasco, em parceria com a Escola Superior de Direito Constitucional, iniciou na manhã de segunda-feira, 24 de janeiro, as aulas do curso de ascensão que irá elevar 21 GCMs classes distantes para o posto de inspetor de carreira. As atividades acontecem no Centro de Formação e Ensino da GCM, localizado na Rua Osvaldo Collino, 846, em Presidente Altino.

O objetivo do concurso interno é trabalhar na formação das novas chefias para o cargo de inspetoria de carreira para a Guarda Civil Municipal de Osasco. São 21 vagas disputadas por 26 candidatos. O curso possui um total de 150 horas de formação e 32 disciplinas. As aulas terminam no dia 5 de fevereiro. A avaliação acontece no domingo, 6 de fevereiro, e a prova tem duração de 4 horas.

Dentre algumas das disciplinas do curso, estão: Doutrina de Segurança Pública e Urbana, Uso Progressivo e Controlado da Força, Oficina de Problemas e Soluções, Organização Pessoal: Gestos e Posturas Profissionais, Qualidade no Atendimento ao Cidadão, Discriminação e Preconceitos de Naturezas Diversas, Modelos Internacionais de Polícia, Policiamento de Posturas no Combate às Organizações Criminosas, Liderança, Análise de Casos de Sucesso em Policiamento de Posturas, Policiamento Preventivo Aplicado às Questões Públicas Municipais, dentre outros.

Segundo a diretora de Recursos Humanos da Prefeitura de Osasco, Régia Sarmiento, as metas da administração são ousadas e de continuidade na corporação. “Esse será o 1º concurso de acesso e é uma inovação em Osasco. É a primeira turma nesses moldes. São mais de 18 anos de existência da Guarda e temos agora um concurso de carreira. É uma concretização de um sonho. Todos deveriam seguir esse modelo. A intenção da administração é que desses novos inspetores saia o próximo comandante na carreira”, revelou.

O professor João Alexandre dos Santos, coordenador do Centro de Estudos em Segurança Pública e Direitos Humanos (CESDH) e membro da Associação Internacional de Polícias, explicou a relevância do curso para os aspirantes ao cargo de inspetor. “Eles têm atividades teóricas e práticas e passam por oficinas de lideranças externas. O ganho institucional de passar por este curso é muito grande. A Guarda de Osasco é pioneira no Brasil na questão do acesso e formação contínua de oficiais. O benefício será interno e os munícipes também terão uma guarda cada vez mais qualificada e sempre preparada para atender as demandas da cidade”, esclareceu.

Para o GCM Ailton Rodrigues Santana, que participa do curso, há muita expectativa com o Plano de Carreira. “O concurso sempre foi um anseio da Guarda desde sua criação. O 1º concurso de acesso que tivemos foi há três anos, para oficiais CD (Classe Distinta). Após este concurso, aguardamos o próximo para inspetor de carreira. Completamos 20 anos da criação da Guarda em Osasco, em 2011, e chegamos a uma grande conquista. O curso será de grande valia para o complemento profissional. Exploraremos ao máximo nossos conhecimentos e aprendizados para que possamos sair inspetores de fato e direito”, reforçou.

O coordenador do Centro de Formação e Ensino da GCM de Osasco, Rildo Hernandes, também aluno, define as diretrizes da Guarda com a realização do concurso. “O foco principal é fazer com que os líderes saibam planejar estrategicamente. Um oficial da Guarda que pede para que seja executada uma ordem precisa saber qual foi o feedback. Temos que ter essa capacitação de termos uma visão política, científica, técnica e sistêmica dos fatos. Dessa forma, o Guarda na rua se sentirá mais preparado e seguro sabendo que seus comandantes estarão devidamente capacitados para darem ordens”, disse.

Para o comandante da GCM de Osasco, Gilson Menezes, há uma série de benefícios com a realização do concurso. “A importância da realização do 1º curso de acesso de Inspetores na GCM de Osasco é um marco na corporação e ao mesmo tempo irá ajudar a capacitar os profissionais envolvidos a estarem aptos a comandar futuramente a instituição. O curso tem como viés primordial prepará-los para serem gestores em segurança urbana”, revelou.

O comandante ainda enumerou outros aspectos. “Outro detalhe importante a ser mencionado é o fato de materializarmos a carreira na prática, que é a mais sólida do país quando falamos de Guardas Municipais, com regras e objetivos claros, sem contar a valorização salarial. Mais uma vez o prefeito Emidio mostra que não mede esforços para que a força policial do município esteja sempre extremamente bem preparada para fazer frente às futuras demandas que poderão surgir na cidade, pois quando solicitada estará sempre apta, para em conjunto com as demais forças policiais do Estado compartilhar das soluções para que o cidadão osasquense tenha um atendimento com uma qualidade ainda maior”, finalizou.

Além disso, verifique

Autoridades de Osasco realizam reunião para discutir melhorias de estratégias de segurança pública

A recém-criada Secretaria de Segurança e Controle Urbano de Osasco começou o ano a todo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.