Inclusão Digital de Osasco é referência nacional de acordo com o Anuário “A Rede de Inclusão Digital”

O Programa Osasco Digital, desenvolvido pela Prefeitura de Osasco por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão (SDTI), é um dos programas citados no anuário “A Rede de Inclusão Digital” desenvolvido pela Momento Editorial e lançado em dezembro de 2009.

A publicação, de 146 páginas, é a primeira do país no gênero, e apresenta ações de sucesso desenvolvidas pelo setor público para a Inclusão Digital em várias regiões brasileiras. Entre os projetos destacados como exemplos de sucesso do modelo estão os Telecentros de Osasco em parceria com a Petrobrás. “Os dois Telecentros abertos em Osasco, na Grande São Paulo, em 2007, são exemplos do sucesso do modelo. Em julho, a prefeitura assumiu a administração e o custeio das unidades porque ambos funcionam em espaços municipais, dentro de centros populares, de economia solidária e outro de capacitação profissionalizante”, cita o documento.

Satisfeita com o reconhecimento, a secretária Dulce Cazzuni destaca a importância de se trabalhar com bons parceiros. “Estamos muito felizes em saber que Osasco é vista como referência nacional na questão da Inclusão Digital. Trabalhamos muito e com vários parceiros que nos ajudam a levar a inclusão para as mais diferentes regiões e nos pontos mais distantes da região central”, disse.

Centros de Inclusão Digital

Implementada pela atual gestão desde 2006, a política pública de inclusão digital é coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão (SDTI) por meio dos Centros de Inclusão Digital (CIDs), que são locais equipados com 10 a 30 microcomputadores, todos conectados à internet, onde os cidadãos têm acesso gratuito às tecnologias da informação e da comunicação (TIC´s).

Nestes espaços são oferecidos cursos de informática, nos quais a população aprende desde noções básicas sobre o funcionamento dos computadores, sistemas operacionais livres e proprietários, suas ferramentas e funcionalidades. Além disso, os espaços oferecem acesso para a livre navegação com internet banda larga.

São 14 Centros de Inclusão Digital, sendo 7 estão localizados na zona Norte, 5 na zona sul e 2 no centro de Osasco, e que contam com mais de 11 mil pessoas cadastradas.

Além disso, verifique

Prefeito Jorge Lapas cria canal permanente de diálogo com a juventude de Osasco

Em um “papo reto”, como ele mesmo classificou, com jovens da cidade, foi criada uma …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * O prazo está esgotado. Atualize o CAPTCHA.