Início / Cidadania / Jovens discute propostas no 3º ano do OP Jovem em Osasco

Jovens discute propostas no 3º ano do OP Jovem em Osasco

Jovens discute propostas no 3º ano do OP Jovem em Osasco No último sábado, 7 de junho, foi a vez dos jovens de Osasco apontarem as prioridades da cidade na plenária do projeto “OP Jovem”, organizado pela Coordenadoria do Orçamento Participativo. A plenária teve início às 14 horas no Centro de Formação dos Professores na rua Marechal Rondon, 262, Centro.

O objetivo foi discutir, juntamente com a juventude da cidade, políticas públicas que atendam às demandas dessa faixa da população e visa estimular o processo de conscientização e educação dos jovens, que tem oportunidade e espaço para contribuir com um futuro melhor para Osasco. “Nosso objetivo não é apenas reivindicar e votar, mas antes de tudo discutir cada uma dessas reivindicações”, conforme reafirmou a coordenadora do Orçamento Participativo, Nice Abrantes.

Já o secretário de Relações Internacionais, Roque Aparecido lembrou das lutas de 1968, nas quais a juventude exigia seus direitos e participavam do destino da cidade. “Tudo isso contribuiu para que tivéssemos essa democracia e essa liberdade política do país” e associou, “Hoje vocês podem estar aqui para discutir quais as necessidades da cidade e como incluir as demandas no Orçamento da Prefeitura para atender o interesse de toda comunidade”.

“O melhor canal de comunicação que a população tem para expor seus problemas e reivindicar a melhoria da qualidade de vida é o Orçamento Participativo, pois é preciso que a prefeitura ouça os anseios da população antes de tomar atitudes”, falou Luciano Jurcovichi, secretário de Serviços Municipais.

O deputado estadual Marcos Martins, em seu discurso falou da importância do projeto. “A população jovem de Osasco tem a oportunidade de ser ouvido e sugerir o que é importante que a Prefeitura faça para melhorar a vida”.

A secretária de Educação, Mazé Favarão, falou da semelhança do projeto “Sementes de Primavera”, de sua pasta, com as plenárias do Orçamento Participativo. “As crianças debatem questões de melhorias da escola e questionam ações de gestores em plenárias, assim como está sendo feito no OP Jovem. A administração do prefeito Emidio de Souza abriu muitas trilhas de inclusão e agora o jovem tem que ocupar esse espaço”.

Plenária

Ao final foi eleita uma comissão para acompanhar a elaboração do Orçamento de 2009 e discutir o rumo a ser tomado com as demandas a serem encaminhadas ao Orçamento e assim começar a entrar no planejamento da cidade. Os delegados eleitos na plenária do OP JOVEM foram: Douglas Diego Aparecido da Silva, Luana Bezerra da Silva, Carolina Aparecida da Silva, Laressa de Alkimim, Nilson José Augusto de Oliveira, Benedito Renalde de Oliveira Neto, Flavio Oliveira Bezerra, Fernanda Funke Carrara e Gabriela Pragana Santos.

Após 5 horas de debate as prioridades escolhidas pelos votantes que se inscreveram para participar da reunião foram: criação do curso pré-vestibular gratuito, da Coordenadoria da Juventude e de um Centro Cultural esportivo profissionalizante no Jardim Conceição.

A ação marca o fim da fase de plenárias do programa OP de 2008. A partir de agora, dá-se início à rodada de reuniões entre a coordenadoria e os delegados, para a negociação das demandas e visita às obras em andamento, indicadas pela comunidade.

Além do espaço aberto à indicação de propostas, a reunião também teve caráter cultural.

Além disso, verifique

22,5% da população de São Paulo consomem doces em excesso

Índice está acima da médica nacional, segundo pesquisa do Ministério da Saúde que alerta para …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.