Início / Geral / Laboratório de diagnóstico já está em funcionamento no Centro de Controle de Zoonoses de Osasco

Laboratório de diagnóstico já está em funcionamento no Centro de Controle de Zoonoses de Osasco

Está em funcionamento, desde 2 de janeiro, o Laboratório Clínico para exames veterinários no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Osasco. Com o objetivo de proporcionar ainda mais o bem estar animal, o laboratório está apto a realizar exames veterinários coprológicos, urinários ou hematológicos, que contribuem para o diagnóstico e para a prevenção das doenças nos animais.

Para a realização dos exames, o CCZ conta com profissionais especializados, incluindo veterinários, biólogos, agentes de zoonoses e equipe administrativa.

Para Fábio de Souza Cardoso, biólogo e coordenador do CCZ, a importância do laboratório clínico se dá no campo da medicina para diagnóstico, o que é essencial para os médicos veterinários. “Além de agilizar todos os procedimentos realizados na unidade, a presença de um laboratório de análises clínicas permite aos veterinários o acesso aos dados de forma ágil, tornando mais eficaz o tratamento”, explica.


Sobre o CCZ

O Centro de Controle de Zoonoses é uma unidade do Departamento de Saúde Pública da Secretaria da Saúde responsável por prevenir a transmissão de doenças entre animais e seres humanos e vice-versa, e promover o bem estar humano e animal por meio da educação em saúde e pela promoção do conceito de posse responsável de animais.

O CCZ está localizado na avenida Prof. Lourenço Belloli, 1480 – Parque Industrial Mazzei e seu horário de atendimento é das 8h às 17h. O local oferece diversos serviços, dentre eles:

– Desinsetização e Desratização – em áreas públicas, áreas livres e órgãos públicos. Visa combater a proliferação de roedores e insetos transmissores de doenças como leptospirose;

– Captura e remoção de animais domésticos – cão, gato e animais de grande porte, de acordo com o que preconiza a Lei Municipal nº 3.999 e Lei Estadual 12.916/08;

– Captura e remoção de animais silvestres – aves exóticas e da fauna brasileira, macacos, morcegos e outros, para tratamento e/ou destinação a criadouros específicos;

– Vistorias pelo laboratório de animais da fauna sinantrópica – para orientação ao controle de pragas, escorpiões, carrapatos, entre outros;

– Doação de animais – animais em boas condições de saúde são separados para adoção, bem como os filhotes. As doações ocorrem de segunda a domingo no CCZ em horário de expediente, nas feiras itinerantes e todo primeiro sábado de cada mês no CCZ na feira Sábado Bom Pra Cachorro, composta por atividades recreativas abertas à população.

Atualmente há no CCZ cerca de 60 animais, entre cães e gatos, dos quais a maioria está pronta para adoção. Para garantir o sucesso destas ações, os agentes de zoonoses foram capacitados e qualificados para desenvolver o trabalho de campo com maior eficiência e respeito ao meio ambiente.

Além disso, CCZ de Osasco conta com o Programa de Controle do Aedes Aegypti, responsável pelo combate à proliferação do mosquito transmissor da dengue; e o setor de Informação, Educação e Comunicação (IEC), que realiza palestras, eventos, teatro de fantoche e exposições visando informar a população sobre as mudanças de hábitos que favorecem o controle de animais.

Além disso, verifique

Prefeito Jorge Lapas cria canal permanente de diálogo com a juventude de Osasco

Em um “papo reto”, como ele mesmo classificou, com jovens da cidade, foi criada uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.