Início / Manchetes / Maestro João Carlos Martins rege Orquestra e Coral do Projeto Veredas e emociona platéia em Osasco

Maestro João Carlos Martins rege Orquestra e Coral do Projeto Veredas e emociona platéia em Osasco

A noite da última segunda-feira, 6 de dezembro, foi mais do que especial para crianças e jovens que integram a Orquestra e o Coral do Projeto Veredas. Na ocasião, eles receberam a ilustre visita do maestro e pianista João Carlos Martins, e sob sua regência, se apresentaram para familiares e amigos no auditório do Centro de Eventos Pedro Bortolosso. O repertório emocionou o público presente e incluiu obras da música popular brasileira, como “Lanterna dos Afogados”, “Certas Canções” e “Luiza”, além de renomados compositores clássicos.

Desenvolvido na cidade pela Associação Cultural Promoart, em parceria com a Secretaria de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura (MinC), o Projeto Veredas é parte integrante dos programas Cultura Viva e Pontos de Cultura, do MinC, e conta com o apoio da Prefeitura de Osasco. As ações têm foco preferencial de atuação nas comunidades pertencentes a áreas de vulnerabilidade social. O projeto utiliza a arte e a cultura como ferramentas para o desenvolvimento humano de crianças e jovens de 7 a 21 anos.

O pianista João Carlos Martins que é considerado um dos maiores especialistas e intérpretes do compositor Johann Sebastian Bach, é diretor artístico do Projeto Veredas. Ele possui uma história pessoal de superação, perdeu em acidentes distintos os movimentos das duas mãos e agora se dedica a um novo desafio: a regência.

Durante o encontro, o maestro fez questão de apresentar o tenor Jean William, que aos 25 anos foi graduado em canto e arte lírica e no próximo dia 21 viaja para a Itália, para estudar no Scala de Milão, um dos maiores centros operísticos do mundo. Acompanhado do coral e da orquestra do Projeto Veredas, além do maestro Joãolos Martins ao piano, Jean Willian, interpretou o clássico “My Way”, eternizado na voz de Frank Sinatra.

Feliz com o resultado da apresentação, a diretora geral do projeto Veredas, Beth Parro, falou que o evento foi uma grande provação para os jovens e toda a equipe do Projeto. “Conseguimos mostrar a qualidade de nossos jovens e crianças, e essa era nossa expectativa. Foram 9 meses de trabalho e a orquestra piloto do Projeto Veredas provou que pode representar muito bem o Estado de São Paulo. Esse foi o primeiro passo de uma grande jornada”, afirmou.

Café da tarde – À tarde, o maestro e pianista João Carlos Martins foi recebido, em uma sala especial, no Centro de Eventos Pedro Bortolosso, pela diretora geral Beth Parro, pela diretora do Departamento de Comunicação da Prefeitura de Osasco, Emilia Cordeiro, e pelo secretário de Serviços Municipais, Luciano Jurcovichi, para um café da tarde.

Martins se preparava para o ensaio com a Orquestra e Coral do Projeto Veredas, que se apresentaria às 20h, e decidiu contar experiências alegres e tristes de sua vida, como o episódio de quando perdeu o movimento de parte da mão, após ter sofrido um assalto na Bulgária. “Quando recomecei a minha vida, aos 64 anos, como maestro, decidi que procuraria excelência musical aliada à questão da responsabilidade social. Encontrei, em Osasco, uma oportunidade de poder dar continuidade ao trabalho que já desenvolvo na cidade de São Paulo, com a Orquestra Bachiana Jovem SESI. Isso me dá muito prazer e alegria”, confidenciou.

Durante a conversa, o maestro se reuniu com Alailton Assumpção, também regente e maestro de programas da apresentadora Hebe Camargo e do Sílvio Santos, no SBT. Ele esteve junto de João Carlos para estudar as partituras do espetáculo da noite. “Música é aquilo que traz a paz interior. Em qualquer tipo de música, seja a erudita, a popular, o jazz ou qualquer outra ainda, buscamos a expressividade. O mais importante é que a pessoa aprecie a arte, mas que isso traga algo de bom para a vida dela. A música é uma ferramenta para inclusão social também e especialmente no projeto Veredas”, destacou, afirmando ser um prazer reger parte do espetáculo com João Carlos Martins, já que há 28 anos ele diz respirar música.

Além disso, verifique

Prefeitura de Osasco entrega Bases Comunitárias Móveis

Nesta quarta-feira, 5, às 11 horas, o prefeito de Osasco, Emidio de Souza, entrega para …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.