Osasco possui maior feira-livre da Amércia Latina

Por victa - qui ago 27, 12:10 am

434 Jorge Luiz do Amaral (1)Informações são da nova diretoria da AFEOS que se reuniram com o titular da SICA, Juracy Dalle Lucca, nesta segunda-feira

Com o objetivo de conhecer melhor a realidade de um dos mais importantes segmentos de comércio popular da cidade, o titular da SICA (Secretaria da Indústria, Comércio e Abastecimento), Juracy Dalle Lucca, reuniu-se com o presidente e os diretores da Associação dos Feirantes de Osasco (AFEOS). O encontro, que contou com café da manhã, aconteceu nesta segunda-feira, 24 de agosto, no gabinete do secretário. Estiveram presentes quase todos os membros da nova diretoria da Associação dos Feirantes, que tomou posse neste ano e cujo mandato vai até 2011.

434 Jorge Luiz do Amaral (2)Após cumprimentar os feirantes e agradecer-lhes pela presença nesta primeira reunião, Juracy Dalle Lucca justificou o convite, afirmando que sempre teve uma boa imagem da feira-livre, mas apenas como consumidor. “Gosto muitos dos produtos de qualidade das feiras e, principalmente, do excelente pastel. Mas, como secretário, senti a necessidade de conhecer melhor a realidade do trabalho de vocês, como também os problemas do dia-a-dia e as reivindicações, pois assim poderemos, juntos, elaborar um plano de trabalho com o objetivo de buscar melhorias tanto para o segmento como para os usuários”, disse o secretário.

O titular da SICA disse ainda que um de seus planos é trabalhar no sentido de formar uma comissão de feirantes, junto à Associação Comercial de Osasco, que possa trabalhar visando a concessão de crédito junto ao programa MEI (Micro Empreendedor Individual). Juracy confirmou também que pretende marcar uma nova reunião com representante da AFEOS para tratar de outros assuntos de interesse dos feirantes de Osasco.

O presidente da Associação, Maury de Carvalho, destacou a importância desse contato com a Prefeitura e agradeceu também pelo convite. “Hoje, a Associação dos Feirantes, criada há três anos com apenas 14 membros, conta com mais de dois mil associados. O nosso lema é a união dos feirantes de Osasco, a fim de conseguirmos melhorias para todas as pessoas que trabalham nas feiras e, consequentemente, melhorias também para os clientes. Esta união é uma das características de todos que fazem parte da AFEOS, que trabalham com dedicação e afinco objetivando atingir as metas da Associação”, afirmou.

Maior feira da América Latina

Hoje, o município de Osasco conta com 54 feiras-livres espalhadas por diversos bairros da cidade. Apesar de ter perdido clientes ao longo dos últimos anos em função da chegada dos grandes hipermercados, as feiras-livres continuam sendo um importante segmento do comércio popular. Em Osasco, as feiras atendem cerca de 450 mil pessoas por mês.

Osasco possui também, segundo a AFEOS, a maior feira-livre da América Latina. Trata-se da feira de domingo, realizada na Avenida João de Andrade, que contem cerca de 500 barracas e por onde passam todos os domingos aproximadamente 50 mil pessoas.

Planos da AFEOS

Segundo o presidente da AFEOS, o objetivo da Associação é implementar medidas que possam, além de ampliar esse número de clientes, também promover maior segurança e conforto para quem freqüenta as feiras-livres. “Um dos nossos pleitos junto à Prefeitura é a instalação de banheiros químicos nas feiras. Estamos estudando também a possibilidade de ampliar o atendimento com cartões de débito/crédito e criar vagas para estacionamento com segurança. O nosso objetivo é buscar novos clientes que usam cartões, pois eles já conhecem a qualidade dos produtos, marca tradicional das feiras-livres”.

Todas essas informações, a AFEOS pretende passar para os associados e para o público em geral, através de um informativo que a Associação pretende lançar em breve. Maury de Carvalho disse ainda que outro objetivo é formar a Associação Regional dos Feirantes. “Assim, poderemos trocar experiências com os feirantes de toda a região e oferecer a eles os benefícios que já oferecemos aos colegas de Osasco”. Por último, o presidente da AFEOS informou que pretende buscar recursos junto à iniciativa privada para uniformizar os modelos de barracas das feiras e construir a sede própria num terreno que a entidade possui no bairro do Jaguaribe.

Nova diretoria

A atual diretoria da AFEOS, conta com os seguintes membros:

– Presidente – Maury de Carvalho

– Vice-presidente – Paulo Afonso Palha

– Secretário – José Williame Cavalcante

– Segundo secretário – Rosenalva Santos Albuquerque

– Tesoureiro – Geovane Holanda de Almeida

– Diretoria Social – Edson Carlos da Silva e Armando Alves de Souza

– Promoção e Eventos – Lourival Ribeiro e Manoel Teixeira

– Diretor de Esportes – Jorge José dos Santos

– Conselho Fiscal – Sergio Suzumo Kamiya, Adeildon Matos Bio, Márcia Assunção Dias, Claudio de Freitas, João Celso de Oliveira e Valter Mendes Rodrigues

– Administração – Elizeu Teixeira, Adriano Henrique Pereira Duque, Manoel Messias Pereira Soares e Eliene Cavalcante da Silva

Insira um comentário


9 − = 2