Secretaria de Meio Ambiente promove II Mostra de Vídeos Ambientais

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com a Unesco, promove a “II Mostra de Vídeos Ambientais”, com o objetivo de apresentar e debater temas ambientais da atualidade de forma lúdica com estudantes e professores das escolas públicas, além de sindicatos de trabalhadores.

Serão apresentados vídeos de curta duração, respeitando-se as faixas etárias dos alunos. Os filmes retratam vários temas, entre eles, a importância de se cuidar do Planeta desde a infância; as conseqüências do consumismo para o meio ambiente; reflexão sobre o meio ambiente urbano; a água como parte essencial da vida e por fim, os perigos que o chumbo na gasolina representa à saúde pública.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail para sema@osasco.sp.gov.br ou ainda pelo telefone 3652-9324, com Corina Ribeiro.

SERVIÇO: II Mostra de Vídeos Ambientais

Dia: 26/11
Sessão 1 – Horário: das 10h às 11h
Local: Escola Municipal de Educação Fundamental – EMEF Prof. Maestro Domingos Blasco
Rua Luciano F. Silva, 02 – Tel: 3609-2055/3692-9525

Filme: “A Casa Verde” – Diretor: Paulo Nascimento. Duração: 72’ Um desenhista recebe o tão esperado comunicado de que poderá apresentar sua história em quadrinhos a uma grande editora. Com toda pressa, começa a desenhar a história de um lugar em que um cientista (Nicola Siri) inventa um reciclador de lixo que muda a vida de uma cidade. O malvado da história (Zé Victor Castiel), cobra pela coleta do lixo da cidade e vê seus interesses contrariados pela diminuição do lixo causada pela reciclagem. Ele e sua assistente Gigi (Ingra Liberato) partem para a vingança. Um dos personagens da história, Nerd 1 (Alice Nascimento), uma criança aluna do cientista, percebe que não há um herói na história. Ela cria uma heroína (Fernanda Moro) que se chama EU (a menina mesma quando adulta). EU procura um antigo amigo do Cientista para ajudá-los. Trata-se de Leonardo Del Vinte (Leonardo Machado), um cientista e alquimista de 400 anos que descobriu o elixir da longa vida.

A partir daí, o Desenhista perde o controle da história e os personagens passam a agir por conta própria. Ajudados por dois catadores de lixo, Fred (Marcos Verza) e Astaire (Jefferson Silveira) partem para aventuras emocionantes. Todos querem o mesmo objetivo: salvar o Professor, impedir que a reciclagem acabe e salvar o meio ambiente da poluição do malvado.

Filme: “Consumidouro”. Animação, 04min, 2007, direção: Fabio Po / Felipe Grosso / Jack Lamb / Walkir Fernandes – Paraná / Brasil. Público infantil. Direto de seu mundinho particular, um cidadão comum desfruta plenamente de sua existência consumista.

Sessão 2 – Horário: das 15h às 16h
Local: Escola Estadual – E.E. Francisco Casabona
Rua Francisco Haros Alaminos, 276 – V. São José – Tel: 3686-6391
Filme: “Rizoma” – Fernando Salis e Bruno Cruz – Brasil – 30`
Selecionado para o 4º FICA

Rizoma é um programa que propõe um novo modelo para reflexão das questões ambientais e sociais no cotidiano urbano. A cidade é pensada como uma grande malha, na qual cada indivíduo é um nó da rede.

Filme: “Chuva está caindo” (Rain is Falling) – Holger Ernst – Alemanha – 18´
Selecionado para o 7º FICA

Em algum lugar esquecido, uma garota trabalha duro para trazer água para casa, cuidando da casa e de sua mãe doente. A água apresenta uma função metafórica neste pequeno filme. Sendo parte essencial do dia-a-dia, ela não pode ser tomada por privilégios, é um difícil trabalho para adquiri-la. Água, um básico elixir da vida de repente se torna uma ameaça. E como somente uma garotinha pode encontrar uma simples, mas eficaz solução: completar o “círculo”.

Sessão 3 – Horário: das 19h às 21h
Local: Sindicato dos trabalhadores de transporte de carga
Rua dos Marianos, 121 – Tel: 3699-4088/3684-7809

Filme: Lições atrasadas para avisos adiantados (Late lessons for Early Warnings) (Lead for Life) – 2005, direção: Jakob Gottschau – Dinamarca; 28min. No início dos anos 1920, chumbo era adicionado à gasolina para criar um combustível mais eficiente. Na época, já se sabia que chumbo era tóxico e prejudicial à saúde, especialmente para crianças. Ainda assim, durante 60 anos milhares de toneladas de chumbo foram espalhadas, causando prejuízo aos níveis de QI das pessoas.

Secretaria de Meio Ambiente

Além disso, verifique

GCM de Osasco prende cinco homens por crime ambiental

A Guarda Civil Municipal de Osasco (GCM) prendeu cinco homens em flagrante por crime ambiental. …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * O prazo está esgotado. Atualize o CAPTCHA.