Osasco está entre os pré-finalistas do Prêmio Rosani Cunha, do Ministério do Desenvolvimento Social

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão, está entre os pré-finalistas do Prêmio Rosani Cunha de Desenvolvimento Social, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), com o projeto “Incubando empreendimentos populares, tecendo uma estratégia de desenvolvimento socioeconômico e justo”. Ao todo, serão premiadas 12 ações na modalidade Práticas de Governos Estaduais, Municipais e do Distrito Federal. O projeto, desenvolvido pelo programa Osasco Solidária, foi selecionado após a comissão organizadora do evento analisar 454 práticas governamentais. A cerimônia que revelará os finalistas será realizada no dia 25 deste mês, em Brasilia (DF).

O Prêmio Rosani Cunha tem como objetivo dar visibilidade e recompensar boas práticas desenvolvidas nas áreas de assistência social, transferência de renda e segurança alimentar e nutricional. O prêmio tem como temática as “Ações Integradas para a Proteção e Promoção Social” e o seu nome presta uma homenagem à ex-secretária nacional de Renda de Cidadania do MDS, Rosani Cunha, falecida em novembro de 2008.

Para a secretária de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão (SDTI) Dulce Cazzuni, a indicação de Osasco como pré-finalistas é resultado de um grande esforço da administração. “Isto é resultado de muito trabalho e do compromisso desta administração em oferecer bons projetos e ações para a população de Osasco, sempre pensando em melhorar a qualidade de vida das pessoas com dignidade”, ressalta.

Incubadora

Desenvolvida pela SDTI, por meio do programa Osasco Solidária, a Incubadora Pública tem como objetivo promover a economia popular e solidária como estratégia de desenvolvimento socioeconômico e sustentável para a cidade. Os empreendedores incubados recebem apoio para melhorias e inovação de seus produtos bem como a comercialização e o acompanhamento na elaboração do plano de negócios. Transformando experiências articuladas com a vocação de reconstruir laços sociais e ampliar a solidariedade e a cooperação, além de fortalecer as comunidades e promover um trabalho decente e com melhor qualidade de vida para todos.

De acordo com a coordenadora do programa Sandra Praxedes, são considerados empreendimentos populares e solidários aqueles cuja organização está sob a forma de cooperativas, associações e grupos comunitários com vistas à geração de trabalho e renda. “Estes empreendimentos destinam-se àqueles em situação de vulnerabilidade social, à ampliação das suas oportunidades sociais e econômicas, dando a possibilidade de melhorar a situação de desemprego e proporcionando circunstâncias oportunas para empreender atividades econômicas de forma socialmente justa e sustentável”, explica.

Desde o inicio de 2007 até março de 2008, a Incubadora Pública de Empreendimentos Populares e Solidários já sensibilizou 10.087 pessoas no município em processos de pré-incubação, atendeu aproximadamente 2.035 delas, e em processos de incubação diretamente 626 pessoas.

Atualmente a Incubadora apóia e orienta 27 empreendimentos em processo de incubação, da mesma forma que há 10 empreendimentos legalizados, sendo três cooperativas, cinco micro-empresas e duas associações. Além disso, 120 Empreendimentos Populares recebem formação e capacitação em gestão de negócios.

Josiane Carvalho

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão

Além disso, verifique

Mercado Municipal de Osasco é o preferido da população

A história do município passa pelo tradicional Mercado Municipal “Walter Edson de Abreu”, que aos …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * O prazo está esgotado. Atualize o CAPTCHA.