Início / Geral / Novo Conselho Municipal do Idoso de Osasco toma posse

Novo Conselho Municipal do Idoso de Osasco toma posse

O prefeito de Osasco, Emidio de Souza, assinou na noite de terça-feira, 8 de junho, a portaria de posse dos novos membros do Conselho Municipal do Idoso para gestão do biênio 2010/2012. O evento aconteceu no gabinete do prefeito e reuniu cerca de 40 pessoas.

Durante o evento, a secretária de Assistência e Promoção Social, Gilma Rossafa, destacou a importância do diálogo entre representantes da sociedade civil e do governo. “Estamos sempre avaliando as solicitações e realizamos trabalhos junto com as secretarias de Saúde e Assuntos Jurídicos, por exemplo. Achamos que o melhor caminho para resolvermos os problemas são o governo participativo e o diálogo”, avaliou.

Gilma também ressaltou que a secretaria recebe em média de 10 a 15 denúncias diariamente de maus tratos contra idosos e por isso trabalha em conjunto com as polícias e demais órgãos competentes para apurar caso a caso e dar assistência aos idosos. “É muito importante verificarmos as solicitações e darmos uma resposta ao munícipe. Precisamos valorizar o idoso na sociedade”, disse.

A secretária ainda falou que, nos próximos 60 dias, a Prefeitura deve inaugurar as primeiras Casas Lar para idosos. A iniciativa acontece em parceria com a Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano e a construtora Camargo Correia. Estão sendo construídos 28 apartamentos conjugados que atenderão 28 idosos. “É um passo importante para esses idosos que tem necessidade de um acolhimento do poder público”, comentou.

O prefeito Emidio também avaliou positivamente a participação dos idosos nas ações do governo. “Nossa administração está sempre de portas abertas para encontrar soluções para os problemas que aparecem no dia-a-dia. Não há cidade no mundo que não tenha problemas diariamente. A grande novidade é encontramos uma solução. Osasco tem dado seguidos passos no sentido de melhorar o atendimento e dar qualidade de vida aos cidadãos e em especial ao idoso”, disse.

O prefeito destacou a criação de 25 núcleos do Programa Osasco Saudável como uma importante medida de melhora na qualidade de vida dos idosos. “Os aparelhos de ginástica para a Terceira Idade são algo que deu certo. Funcionam bem. Instalamos alguns na primeira reforma do Parque da Vila Ayrosa e é uma das coisas mais utilizadas. Serão colocados alguns aparelhos de ginástica também no Parque da FITO e já compramos um conjunto de academias para colocar em outros pontos da cidade. Aos poucos vamos ampliando. Isso é algo que ajuda na qualidade de vida das pessoas”, avaliou.

Emidio ainda celebrou a criação da Delegacia do Idoso em Osasco como um importante mecanismo de combate a violência. “É inacreditável imaginarmos que há violência contra o idoso. Há e não é pouca. Muitas vezes acontece dentro da própria família motivada muitas vezes pela droga, disputa comercial e problemas em geral. A verdade é que há e nosso papel é não deixarmos passar em branco. Esse conselho trabalhou de maneira decisiva para a implantação de uma delegacia. Espero ver o dia em que nenhum idoso de Osasco tenha que ir até lá para fazer uma reclamação ou denunciar um agressor. A sociedade precisa saber que quem pratica um ato contra um idoso será punido. As novas gerações devem se espelhar nos mais velhos e devemos ver naquela pessoa alguém que já deu para a sociedade aquilo que ainda daremos”, refletiu.

Por fim, o prefeito salientou a qualidade dos trabalhos do PAD (Programa de Atendimento Domiciliar), desenvolvido pela Secretaria da Saúde e que atende pessoas acamadas e em condições de extrema vulnerabilidade. “Atendemos cerca de 400 famílias em Osasco, sendo 90% desse público de idosos. Pretendemos a cada dia melhorar e expandir o atendimento”, concluiu.

Também prestigiaram o evento os secretários municipais Jorge Lapas (Governo), Gelso de Lima (Saúde), Juracy Rubens Faria Dalle Lucca (Indústria, Comércio e Abastecimento), Paulo Fiorilo (Administração), Renato Afonso Gonçalves (Assuntos Jurídicos), Sérgio Gonçalves (Habitação e Desenvolvimento Urbano), Waldyr Ribeiro Filho (Obras e Transportes) e Luciano Jurcovichi (Serviços Municipais); a assessora para assuntos de entidades, Estela Catarina; o coordenador de Relações Internacionais, Aldo Rocha; a coordenadora do Orçamento Participativo, Nice Abrantes e Otaviano Pereira dos Santos, presidente da União dos Aposentados de Osasco, entre outras autoridades.

Representantes dos órgãos Públicos Municipais:

Secretaria de Assistência e Promoção Social
Maria Ivete Úrsula dos Santos – Titular
Maria Aparecida Moreira Campos – Suplente

Secretaria de Assuntos Jurídicos
Fabio Llimona – Titular
Bruna Versetti Negrão – Suplente

Secretaria de Educação
Cleonice Matias dos Santos – Titular
Cecília Maria Nogueira Moreira – Suplente

Secretaria de saúde
Eliana Paula de Lima Bastos – Titular
Selma Ferreira Carneiro – Suplente

Secretaria de Cultura
Carlos Almeida Silva – Titular
Francisco Rodrigues de Souza

Secretaria de Esportes, Recreação e lazer
Otaciana Garcia Araujo – Titular
Neide Moreira da Silva Souza – Suplente

Sociedade Civil

Representantes de Associação de Aposentados e Pensionistas
José Peixoto Sobrinho – Titular
Jaci Rodrigues Chaves – Suplente

Clube de Serviço
Hilda Maria dos Reis – Titular
Zuleide Alves Macedo – Suplente

Entidades ou Associações de Asilo
Marcos Vinícius Costa – Titular
Manoel Roberto das Neves – Suplente

Associação ou Grupos de Terceira Idade
José Carlos Ribeiro – Titular
Luciana de Fátima Pincovai de Almeida – Titular
Dailta de Lima Santos – Suplente
Sonia de Souza Pereira – Suplente

Além disso, verifique

Prefeito Jorge Lapas cria canal permanente de diálogo com a juventude de Osasco

Em um “papo reto”, como ele mesmo classificou, com jovens da cidade, foi criada uma …

um comentário

  1. Adelmar Badeca

    Gostaria de ter uma resposta positiva do senhor prefeito e administradores, sobre as adaptações nas ruas e calçadas de Osasco, para as pessoas com deficuldades de se locomover e cegas própriamente diatas.

    grato

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.