Início / Geral / Novo momento de gestão administrativa na FITO

Novo momento de gestão administrativa na FITO

Mudanças coincidem com a abertura de matrículas na instituição e com inscrições para o vestibular da FAC-FITO. “Atualmente conseguimos eliminar culturas organizacionais negativas e muitos problemas estão superados. Estamos arrumando a casa e emergindo. A FITO é uma fênix”, afirma a diretora Marcize Garcia

Renomada e tradicional pólo de educação de Osasco, com 43 anos de existência na cidade, a FITO (Fundação Instituto Tecnológico de Osasco) hoje está capacitada e mais qualificada para atender a demanda do mercado de trabalho do município e região, principalmente com a readequação curricular recente dos cursos da FAC-FITO e devido à extinção do sistema de concessão de bolsas de estudo integrais, adotado por gestões anteriores sem nenhum critério, e que contribuíram para o crescimento da dívida da Fundação.

É o que asseguram o presidente da FITO e vice-prefeito de Osasco, Faisal Cury, e a diretora administrativa da instituição, Marcize Garcia. Uma das consequências dessa reorganização, e que empolga a atual administração, é a redução da inadimplência. Em 2005, o índice de estudantes inadimplentes chegava a 45%. A partir da nova gestão a da implementação de uma nova política administrativa, esses números caíram para atuais 15% e muito trabalho está sendo realizado para diminuir ainda mais esta porcentagem, tendo em vista que a FITO possui aproximadamente 4 mil alunos, sendo 2,4 mil nas escolas de educação básica.

Criada em outubro de 1968, a FITO é uma Fundação Pública da administração indireta e que possui personalidade jurídica de direito público, dotada de plena autonomia administrativo-financeira e com privativa competência para gestão de seus bens e recursos, sem fins lucrativos. Atualmente a instituição mantém três unidades de ensino, na cidade, com turmas no Ensino Fundamental, Médio, Médio Técnico e Superior, além do Conservatório Musical Villa Lobos, sendo que todos mantém características independentes e despolitizadas, conforme explica Cury. “Hoje a FITO não é mais usada politicamente. A nossa administração mudou e nosso limite de bolsas de estudo social, por exemplo, é de 40% após análise criteriosa com visitação à casa dos solicitantes. Bolsas acima de 50% são submetidas ao Conselho. Hoje temos várias bolsas de estudo distribuídas e muito controle”, revela.

Já Marcize destaque que a atual administração trabalha arduamente para que a FITO e também a FAC-FITO melhorem. “E isso já acontece. Estamos passando por readequações financeiras e contamos com uma disputa de mercado grande de outras instituições de ensino em Osasco. Precisamos estar atualizados e estamos”, afirma.

Prova de que melhorias são realizadas foi a construção do novo prédio da FAC-FITO, entregue em fevereiro deste ano, que marca a fase de fortalecimento e expansão da faculdade. Na ocasião, foram construídos 20 salas de aula, 3 laboratórios de informática, sendo 1 deles duplo, com mais de 50 computadores e outros três de Eletrotécnica, Física e Eletrônica, exclusivos para alunos do curso de Engenharia Elétrica, além de um auditório para 110 pessoas, tudo isso em uma área de 3,8 mil m². As novas instalações possuem ainda biblioteca, sala de estudo, lanchonete e uma extensa área arborizada. O novo espaço pode atender 1,2 mil estudantes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Engenharia Elétrica. O número atual de alunos da faculdade é de aproximadamente 900 estudantes.

De acordo com Marcize, são inúmeras as ações para melhor atender ao estudante e por isso, a instituição criou até uma Ouvidoria com o objetivo de analisar o índice de evasão de estudantes do colégio e com isso estabelecer um plano de ação para fidelizá-los. “É importante assegurarmos o sigilo ao aluno e detectar o que acontece na instituição que os olhos administrativos algumas vezes não alcançam, até mesmo porque somos humanos. Pensando dessa forma, há também hoje muito mais transparência na administração e toda nossa contabilidade é aberta à comunidade para que todos saibam nossas despesas e receitas”, explica.

Vestibular 2012

A FAC-FITO (Faculdade de Ciências da Fundação Instituto Tecnológico de Osasco) está com inscrições abertas, até 5 de novembro, para seu vestibular 2012. A instituição oferece cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Engenharia Elétrica, Pedagogia e Música, além de uma novidade para o próximo ano: Curso Superior em Tecnologia – Análise e Desenvolvimento de Sistemas), com duração de 2 anos e meio e, já existe um projeto em fase de aprovação para a criação do curso de pós-graduação “lato sensu” em Psicopedagogia.

Mais informações podem ser obtidas no site www.fito.edu.br ou nos telefones 3652-3000, 3652-3090 ou 3652-3049. A FAC-FITO fica na rua Camélia, 26, no Jardim das Flores.


Vagas na FITO

Nas Escolas de Ensino Básico a FITO também está com matrículas abertas para o ano letivo de 2012. A FITO mantém turmas de Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) e Ensino Médio, além de Ensino Médio Técnico nos cursos de Administração, Edificações, Eletrônica Aplicada, Mecatrônica Telecomunicações, Enfermagem, Redes de Computadores, Desenvolvimento Web, Sistemas de Computadores e ainda cursos Técnicos Modulares em Edificações, Enfermagem, Administração de Empresas, Administração Pública e Música e em novas modalidades para o próximo ano: Recursos Humanos e Transações Imobiliárias.

Além disso, oferece cursos livres de Música, Dança e Teatro. Informações sobre o processo de matrículas podem ser obtidas no site www.fito.edu.br ou pelos telefones 3652-3000 ou 3602-7900.

Além disso, verifique

Prefeito Jorge Lapas cria canal permanente de diálogo com a juventude de Osasco

Em um “papo reto”, como ele mesmo classificou, com jovens da cidade, foi criada uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.