Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
Início / Geral / Núcleo Acolher promove evento de enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes de Osasco

Núcleo Acolher promove evento de enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes de Osasco

A Secretaria de Saúde de Osasco, por meio do Departamento de Saúde Pública e do Núcleo Acolher, promoveu no dia 11 de agosto, no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) Vila Yolanda, a 4° Reunião de Rede de Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes.

O evento, que contou com a participação de vários profissionais e representantes da 2° Vara da Família, Infância e Juventude e da Defensoria Pública de Osasco, teve como objetivo mobilizar pessoas e instituições para o combate à violência contra crianças e adolescentes em nosso município.

“A importância do encontro está na partilha do conhecimento dos profissionais que, direta ou indiretamente, lidam com este público para melhorar os fluxos dos serviços, fortalecendo esta rede e, por conseguinte aperfeiçoando o atendimento ao munícipe”, afirma Nivaldo Lopes, médico pediatra e coordenador do Núcleo Acolher.

A Rede de Enfrentamento à Violência contra a Criança e Adolescente é um ambiente de intercâmbio das instituições, esclarecimento das suas competências, divisão de responsabilidades e, sobretudo, um espaço de conhecimento dos locais de atendimento a essas vítimas em Osasco.

O Núcleo Acolher realiza acompanhamento biopsicossocial de crianças e adolescentes em situação de violência sexual; oferece atendimento, orientação e apoio às famílias e responsáveis pelas vítimas, além de realizar atendimento terapêutico e promover discussões com diversas instituições.

Para o defensor público Fernando Martins “é essencial que se conheça o papel de cada entidade para saber como e de que forma acionar eficazmente as instituições”. “Consolidar as parcerias para que seja possível fazer de forma mais eficiente os encaminhamentos e o acolhimento de crianças em situação ou em risco de sofrerem qualquer tipo de violência é fundamental. Intervir nestas famílias para que consigam reverter o quadro é de extrema relevância para o resgate da dignidade”, completou Rebeca de Castro, psicóloga e técnica da Vara de Infância. O Núcleo Acolher situa-se à rua da Saudade, 180, no Jardim Bela Vista. O telefone para contato é 2183-6729.

Além disso, verifique

Prefeito Jorge Lapas cria canal permanente de diálogo com a juventude de Osasco

Em um “papo reto”, como ele mesmo classificou, com jovens da cidade, foi criada uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.