Início / Manchetes / Núcleo Sebastian estréia espetáculo de balé Cinderela em Osasco

Núcleo Sebastian estréia espetáculo de balé Cinderela em Osasco

clique para ampliar
clique para ampliar

O balé Cinderela, com o corpo de baile do Núcleo de Artes Cênicas Sebastian, estreou na quarta-feira, 3, e ficará em cartaz em 2009, em temporada no projeto escola

Na noite da quarta-feira, 3, um grupo de 66 bailarinos do Núcleo Sebastian estreou, no teatro municipal de Osasco, o espetáculo de dança Cinderela, inspirado no clássico conto de fadas “Cinderela – A Gata Borralheira”, do francês Charles Perrault, autor de Chapeuzinho Vermelho, o Gato de Botas, a Bela Adormecida e O Pequeno Polegar. O corpo de baile é formado por crianças e adolescente de 8 a 12 anos, de famílias de baixa renda do município de Osasco.

Cinderela teve outra apresentação na quinta-feira, 4, e voltará ao palco do Teatro Municipal de Osasco em março 2009, com bilheteria aberta para o público pagante. De abril a novembro, o balé continuará em cartaz, tendo como espectadores os alunos das Emeis (Escolas Municipais de Educação Infantil) e Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) de Osasco, dentro do projeto-escola. A montagem é adaptação do roteiro de Nicolai Volkov, com músicas de Sergei Prokofiev. Os figurinos e o cenário são de George Monteiro, que também assina a coreografia.

clique para ampliar!
clique para ampliar!

Prefeitura apóia núcleo

O Núcleo de Artes Cênicas Sebastian foi constituído pelo bailarino e ator Sebastian. Em 2008 a organização atendeu a 104 crianças e adolescentes de 7 a 18 anos. Na instituição, participam de atividades como balé clássico, música, teatro, artes plásticas e leitura literária, em período complementar ao escolar.

Os bailarinos do núcleo, atendidos com o apoio da Prefeitura de Osasco e do Instituto C&A, são oriundos das Emefs da cidade, sendo muitos deles moradores de áreas livres. De acordo com o secretário de Cultura Luis Antonio Urban, o trabalho realizado pelo núcleo é também um “embrião” para a futura Companhia Municipal de Dança de Osasco, que assim como o núcleo, terá corpo de baile formado por crianças e adolescentes.

Para dar suporte às aulas oferecidas no núcleo, além de oferecer o espaço físico para as aulas e ensaios, que acontecem no Centro de Eventos Pedro Bortolosso, a secretaria de Cultura também firma parcerias com outras secretarias do município, como Saúde, que cede os ortopedistas para a fisioterapia dos bailarinos e a Educação, que compra os espetáculos para ser exibido para os alunos da rede municipal (projeto escola).

Cuballet

Em seleção com mais de 50 bailarinos vindos de diversas regiões do país, seis alunos de Osasco, do Núcleo de Artes Cênicas Sebastian, acabam de receber bolsas de estudos para a 17ª edição brasileira do Cuballet. O curso é organizado pela Escola Cubana de Ballet, que tem sede em Havana (Cuba), e será realizado em janeiro de 2009, no Espaço Cultural Eldorado de São Paulo (SP). A turma será coordenada por Laura Alonso, filha da bailarina Alicia Alonso, fundadora da escola em 1948.

Além disso, verifique

Prefeitura distribui novos coletes e equipamentos para a Guarda Civil.

Na terça-feira, dia 3, a Prefeitura de Osasco, por meio da Secontru (Secretaria de Segurança …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.