Número de exames de ultrassonografia na rede municipal é ampliado para 8 mil/mês

Clique para ampliar
Clique para ampliar

São mais 5 mil novos pacientes atendidos mensalmente. Desse total, 3 mil são destinados exclusivamente à Saúde da Mulher, programa que também ganhou novos equipamentos para combate ao câncer de mama e colo de útero

A Prefeitura de Osasco ampliou em quase 170% o número de exames de ultrassonografia realizados na rede municipal de saúde. O número de pacientes atendidos passou de uma média de 3 mil para 8 mil mensais em setembro.

O aumento na disponibilidade dos serviços é resultado do credenciamento de novas clínicas para realização desse tipo de exame e atende à demanda de população, o que significa menos tempo de espera.

“E dos 5 mil novos exames que estamos realizando mensalmente, cerca de 3 mil são destinados exclusivamente ao programa Saúde da Mulher”, explica o secretário interino de Saúde, Mauricio Rosa.

Entre eles estão os utrassons transvaginais, pélvicos, obstétricos e de mama. Já o restante é destinado a utrassonografias de próstata, aparelho urinário, rins e bexiga, articulações, fígado, vesícula e do tórax (extra-cardíaco), entre outros.

Toda vez em que o paciente passa por consulta, nas UBS (Unidades Básicas de Saúde), e o médico indica a necessidade desse exame, é feita a marcação por meio da Central de Vagas e ele já sai do posto sabendo dia, local, horário e médico responsável pela ultrassonografia.

Saúde da Mulher

A ampliação dos exames não é a única medida adotada pela Prefeitura de Osasco para garantir a Saúde da Mulher. A administração vem investindo em equipamentos para garantir o diagnóstico precoce de dois tipos de câncer que mais acometem a população feminina: de mama e colo de útero.

Entra em funcionamento na Maternidade Amador Aguiar, também a partir de setembro, um 2º mamógrafo, para atender com mais agilidade os pedidos desse exame.

Além disso, a Casa da Mulher, que funciona em prédio anexo, conta, desde junho, com um equipamento de punção/biópsia, conhecido como pistola, que aumenta a capacidade de diagnóstico rápido do câncer de mama. “Com esse aparelho, as suspeitas de câncer que não apresentam lesão palpável não são mais encaminhadas para diagnósticos fora do município. Os exames acontecem na própria Casa da Mulher, o que garante encaminhamento imediato para o tratamento”, explica o secretário.

A prefeitura também adquiriu para a Casa da Mulher, em junho, um Bisturi CAF (para Cirurgia de Alta Freqüência), importante aliado no combate ao câncer de colo de útero. “Além do diagnóstico de lesões no colo, ele permite a remoção do tecido atingido, dando início imediato ao tratamento”, completa Rosa.

Além disso, verifique

Mercado Municipal de Osasco é o preferido da população

A história do município passa pelo tradicional Mercado Municipal “Walter Edson de Abreu”, que aos …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * O prazo está esgotado. Atualize o CAPTCHA.