Início / Manchetes / OP percorre a cidade de Osasco em plenárias informativas

OP percorre a cidade de Osasco em plenárias informativas

A Coordenadoria do Orçamento Participativo (OP) está promovendo uma série de plenárias informativas em todo o município. Os encontros tem como objetivo explicar o processo do OP e discutir temas como orçamento público e prestação de contas. Em maio, serão realizadas as plenárias deliberativas, nelas a população de cada região do OP terá a oportunidade de debater e votar as prioridades. As plenárias informativas irão percorrer as 19 regiões orçamentárias do município até o dia 15 de abril.

Além das plenárias informativas, a comunidade também aproveita outra novidade. É que o OP a partir de agora, conta com um novo sistema de credenciamento, no qual o participante faz um cadastro e recebe o “Cartão de Participação Cidadã”, com foto e código de barras que registra sua presença nas reuniões do OP. “Essa é uma forma de facilitar e valorizar essa participação, porque com ele todo participante mostrará que é um cidadão ativo nas decisões da cidade”, destacou a coordenadora da OP, Nice Abrantes.

Em Osasco, o OP foi implantado em 2005, pelo prefeito Emidio de Souza, e tornou-se uma importante ferramenta de democratização da gestão pública municipal. O programa estimula e viabiliza a participação dos moradores na discussão, elaboração e execução do orçamento público. Em 2006, foi criado o OP Jovem, que garante espaço para a juventude nas discussões sobre o orçamento municipal.

De acordo com a coordenadora do OP, Nice Abrantes, além de ser uma excelente ferramenta para ouvir a população, o OP também é uma grande escola que ensina o que é ser um governante. “Em Osasco vem dando certo porque o prefeito Emidio de Souza vem desenvolvendo uma política democrática e de inclusão. As reuniões são realizadas para informar a população. Em maio nos reuniremos para elegermos as prioridades para o município”, disse.

Essa semana foram realizadas quatro plenárias sendo segunda-feira, 5, no Jardim Cirino, terça-feira, 6, no Jardim Imperial e quarta-feira, 7, no Jardim São Pedro e quinta-feira 8, no Jardim Novo Osasco. Durante os encontros, foram distribuídas as revistas em quadrinhos que explica o funcionamento do OP e todas as suas regulamentações.

As plenárias informativas do OP continuam na próxima semana. Segunda-feira, 12, acontece na Vila Ayrosa; terça-feira, 13, no Jardim Conceição; quarta-feira, 14, no Jardim Cipava; e quinta, 15, no Jardim Munhoz.

Além disso, verifique

Prefeitura de Osasco entrega Bases Comunitárias Móveis

Nesta quarta-feira, 5, às 11 horas, o prefeito de Osasco, Emidio de Souza, entrega para …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.