Início / Geral / OP: população escolhe as prioridades para o município de Osasco

OP: população escolhe as prioridades para o município de Osasco

A Coordenadoria do Orçamento Participativo (OP) da Prefeitura de Osasco concluiu na última quarta-feira, 2 de junho, a série de plenárias informativas e deliberativas em todo o município. No total foram realizadas 38 reuniões que contaram com a participação de mais de 3 mil pessoas. Nos encontros, a população de cada região orçamentária pode debater e votar as prioridades selecionadas. As propostas aprovadas pelo OP serão incluídas na Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2011, que será encaminhada à Câmara Municipal para a realização de audiência pública. A votação da LDO terá que ocorrer até dezembro de 2010.

Em Osasco, o OP foi implantado em 2005, pelo prefeito Emidio de Souza, e tornou-se uma importante ferramenta de democratização da gestão pública municipal, sendo inclusive uma forte referência estadual e nacional. O programa estimula e viabiliza a participação dos moradores na discussão, elaboração e execução do orçamento público. Em 2006, foi criado o OP Jovem, que garante espaço para a juventude nas discussões sobre o orçamento municipal.

Além das plenárias informativas e deliberativas, a comunidade também aproveitou outra novidade. É que este ano, o OP contou com um novo sistema de credenciamento, no qual o participante fez o cadastro e recebeu o “Cartão de Participação Cidadã”, com foto e código de barras que registra sua presença nas reuniões do OP. A votação das demandas também foi por meio eletrônico, eliminando a utilização das antigas urnas. “Nosso objetivo foi valorizar ainda mais a participação da comunidade”, destacou a coordenadora da OP, Nice Abrantes.

Para ela, o OP é uma excelente ferramenta para ouvir a população. “Em Osasco vem dando certo porque o prefeito Emidio de Souza desenvolve uma política democrática e de inclusão. As reuniões são realizadas para que a comunidade eleja as prioridades para o município, garantindo a transparência à administração pública”, disse.

Segundo Nice, o próximo passo é promover dois encontros, nos dias 10 e 17 de junho, para a comissão técnica da Coordenadoria avaliar e discutir as demandas junto ao Conselho do OP.

No próximo semestre, a Coordenadoria do Orçamento Participativo inicia nas zonas Sul e Norte da cidade, a “Caravana da Cidadania”, que visa reunir delegados e conselheiros do OP para visitas em todas as regiões da cidade, vistoriando obras que foram escolhidas pela população por meio das plenárias deliberativas.

Além disso, verifique

Prefeito Jorge Lapas cria canal permanente de diálogo com a juventude de Osasco

Em um “papo reto”, como ele mesmo classificou, com jovens da cidade, foi criada uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.