Osasco adere à Campanha Nacional da Saúde Auditiva

Com o objetivo de alertar sobre a alta incidência de problemas auditivos na população, a Secretaria da Saúde aderiu, no último dia 13, à Campanha Nacional da Saúde Auditiva. A ação aconteceu em frente ao Osasco Plaza Shopping.

A iniciativa contou com o apoio do Programa Municipal da Saúde da Criança e foi coordenada pelas fonoaudiólogas Inajá de Oliveira e Daniela Kusumoto. “Entregamos materiais educativos e abordamos um grande número de pessoas, conscientizando e orientando sobre a perda auditiva, seu impacto social, suas diversas causas e as possibilidades de prevenção e tratamento”, destacou Inajá.

Segundo dados do IBGE, cerca de 5,7 milhões de brasileiros possuem algum grau de deficiência auditiva. “A surdez infantil também é um problema que atinge entre 3 e 5 crianças em cada 1000 nascidas no Brasil. Quase 100% dos casos tem algum tipo de solução, quando diagnosticados no primeiro ano de vida”, afirmou Daniela.

Durante a ação, as fonoaudiólogas alertaram a população sobre o uso prolongado de fones de ouvido, com volume elevado. As profissionais também deram dicas sobre como proteger os ouvidos, como por exemplo deixar o volume do mp3 na metade da capacidade máxima do aparelho; ficar atento para que o som que sai dos fones não seja ouvido pelas pessoas ao redor; evitar pingar remédios ou fórmulas caseiras no ouvido sem indicação médica; não utilizar objetos pontiagudos como palitos, grampos e lápis para limpar a orelha e também para a utilização de cotonetes apenas para a limpeza da parte externa da orelha.

Além disso, verifique

Osasco realiza Fórum de Saúde Mental

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretária da Saúde, promoveu no dia 22 de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * O prazo está esgotado. Atualize o CAPTCHA.