Home / Cultura e Lazer / Osasco Antiga – Fotos Antigas e Históricas do Município de Osasco

Osasco Antiga – Fotos Antigas e Históricas do Município de Osasco

Este artigo tem o intuito de mostrar pra vocês leitores, a Osasco Antiga. Nosso município no seu início. São fotos retiradas de diversos sites da internet. Espero que gostem, pois é parte da História de nosso Município.

Estação de Osasco em 1920

Acima, a entrada do pátio da estação de Osasco, provavelmente anos 1920. A foto é tirada no sentido interior. Ao fundo, do lado esquerdo, a estação e alguns carros e vagões. Do lado direito da linha, a antiga cerâmica. Hoje, neste ponto, passa (por cima) o viaduto rodoviário que liga os lados sul (à esquerda da linha) e norte (à direita) (Acervo Museu de Osasco).

estaoosasco1.jpg

Acima, a Estação de Osasco em 1934

estaoosasco2.jpg

Acima, a Estação de Osasco em 1965

igreja-matriz-de-osasco.JPG

Acima, foto da Igreja Matriz de Osasco. A inauguração da principal Igreja Católica, se deu a 29 de março de 1931. O templo, em estilo Romano foi projetado pelo engenheiro Ernest Bewing, também construtor da Igreja da Consolação e a primeira Missa foi celebrada pelo Padre Benedito Pereira, vigário da Lapa. O Lançamento da pedra fundamental da Igreja Matriz ocorreu a 13 de julho de 1919, quando a doação do terreno pelos herdeiros de Antônio Agú Fundador da cidade. Em dezembro de 1961 foi lançado a pedra fundamental da Nova Igreja de Santo Antônio e logo a seguir, era demolida a Igreja inaugurada em 1931.

imagem_museu_osasco_01.jpg

 

Inaugurado em junho de 1976, o Museu Municipal de Osasco Dimitri Sensaud de Lavaud é na cidade, com mais de setecentos mil habitantes, um importante ponto de visitação pública.
Abrigado em uma casa histórica, construída no final do século XIX de arquitetura única no Brasil, retrata o estilo rural paulista oitocentista, com influências da arquitetura do norte da Itália tornando-o objeto de grande interesse histórico e artístico, justamente por ser a prova viva da simbiose de culturas ocorridas no Brasil da época contribuindo para explicar a atual identidade cultural da cidade de Osasco.
Construído por Antonio Agu a pedido do banqueiro Giovanni Brícola, a casa conhecida por Chalé Brícola situava-se no alto de um morro e em meio a muitas árvores frutíferas, hoje Avenida dos Autonomistas.

imagem_museu_osasco_03.jpg

Engenheiro, Dimitri Sensaud de Lavaud, entre inúmeros grandes feitos realizou, em janeiro de 1910, o primeiro vôo em aeroplano monomotor da América Latina. O avião foi idealizado e construído no Chalé Brícola, seu por herança familiar. Fotos, objetos, biografia, réplica do aeroplano, matérias sobre o primeiro vôo na América do Sul, documentos sobre a vida e sobre os inúmeros feitos e invenções desta personalidade única, com espírito empreendedor e grande pesquisador.
Nascido em 14 de setembro de 1882, em Valladolid, Espanha, era filho do barão francês Evaristhe Sensaud de Lavaud e da russa Alexandrina de Bogdanoff. Em 1898 transferiu-se com a família para a Vila Osasco. Tinha então, 16 anos de idade e já havia estudado na Suíça, Turquia e Grécia. Em 1903 casou-se com Berthe Rachoud, uma jovem filha de franceses, nascida em Campinas, no estado de São Paulo. Dessa união nasceram os filhos Georgeth, Robert e Gabrielle.

fito1.jpg

Enchente nos idos de 1920, em Osasco

 

igreja-organizada.jpg

A Igreja Batista Central de Osasco foi organizada no dia 21 de março de 1959, depois de um curto período como Congregação sendo a 221ª Igreja do campo Batista Paulistano.

 

 

51 Comentários

  1. Ola Hoje estou com 66 anos, continuo morando em Osasco, gostaria de ter fotos dos bailes do

    floresta, e Clube Atletico do presidente Antino, bailes das domingueiras, gostaria de saber quem
    tem essas fotos, ficaria muito agradecido

Responder

Seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*


6 + 9 =

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>