Início / Manchetes / Osasco apresenta projeto para o primeiro “Green Stadium” do Brasil

Osasco apresenta projeto para o primeiro “Green Stadium” do Brasil

010-romulo-fasanar5o-filho-1Novo Estádio da Vila Yolanda será construído dentro de um complexo esportivo, que terá também uma Arena Multiuso e um Centro Comunitário

Nesta quarta-feira, 21, no Centro Público de Economia Solidária, o secretário de Esportes, Cláudio Chapecó, reuniu a imprensa de Osasco para apresentar o projeto do novo estádio de futebol que a administração municipal pretende construir no local onde hoje fica o Estádio da Vila Yolanda. Conforme o projeto, elaborado e detalhado pelo arquiteto Cláudio de La Corte, da empresa Arena – Consultoria, Projeto e Viabilidade – será um moderno complexo esportivo, que comportará, além do estádio para 20 mil pessoas, um Centro Comunitário e uma Arena Multiuso, com quadra poli esportiva e dependências adequadas para a realização de eventos culturais.

010-romulo-fasanar5o-filho-2O projeto conceitual visa a construção em Osasco do primeiro “Green Stadium” do Brasil, isto porque todas as obras buscam total harmonização com o meio ambiente, com a comunidade e também porque o projeto não contempla nenhuma alteração da topografia local. Ele foi elaborado com base em estádios integrados e construídos com essa visão ecológica nos Estados Unidos, França e Alemanha.

Conforme o secretário Chapecó destacou, o projeto não visa apenas a construção de mais um estádio de futebol, mas busca respeitar o meio ambiente e a integração com a comunidade. “Conforme determinação do prefeito Emidio de Souza, que já aprovou esse projeto, Osasco não poderia construir um elefante branco na Vila Yolanda, ou seja, um estádio convencional que, fora a realização dos jogos de futebol, se transformasse num espaço ocioso. Nosso objetivo é que toda a comunidade possa participar, não apenas assistindo jogos de futebol, mas também de outras modalidades na quadra poli esportiva, além de poder fazer exercícios físicos e caminhadas no Centro Comunitário”.

010-romulo-fasanar5o-filho-3Normas internacionais

Em um telão, todos os detalhes do novo estádio foram apresentados pelo arquiteto. “Além desse conceito de construção ecológica, buscando uma harmonização com o meio ambiente, sem alteração da topografia do terreno, o projeto prevê a construção tanto do Estádio de Futebol como da Arena Multiuso dentro das normas internacionais. Com esse complexo esportivo, Osasco poderá sediar jogos internacionais de futebol, como também quaisquer outras modalidades esportivas na Arena Multiuso. Essa Arena poderá ainda ganhar maior espaço, com o recuou das arquibancadas para a realização de eventos culturais”, disse.

E a capacidade para 20 mil lugares, também poderá ser ampliada posteriormente para até 38 mil espectadores. Além disso, todas as normas internacionais da FIFA (Federação Internacional de Futebol) estão contempladas, como estacionamento, segurança de atletas, do público e da imprensa, e acesos e saídas para a evacuação rápida do estádio.

Prazos e custos

Cláudio Chapecó informou ainda que o novo estádio será construído exclusivamente com recursos da iniciativa privada por meio de parcerias. “O prefeito Emidio gostou muito desse projeto, principalmente, pela sua característica de inclusão social”, enfatizou o secretário. O custo total do complexo esportivo – Estádio, Arena Multiuso e Centro Comunitário – ficará em torno de R$ 150 milhões e, segundo Chapecó, apesar de ser um custo menor do que se fosse construído um estádio convencional, o município não dispõe desse montante. “Será um esforço conjunto da Prefeitura e também da empresa Arena no sentido de viabilizar esses recursos junto à iniciativa privada”.

Após a captação dos recursos financeiros e a aprovação final do projeto, as obras do novo estádio poderão ficar prontas num prazo de 24 meses. “Nós vamos atrás desses recursos e Osasco terá um moderno complexo esportivo para atender toda a coletividade”, garantiu Chapecó.

Além disso, verifique

Prefeitura de Osasco entrega Bases Comunitárias Móveis

Nesta quarta-feira, 5, às 11 horas, o prefeito de Osasco, Emidio de Souza, entrega para …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.