Início / Geral / Osasco celebra 35 anos de convênio com cidade-irmã no Japão

Osasco celebra 35 anos de convênio com cidade-irmã no Japão

O prefeito de Osasco, Emidio de Souza, recebeu em seu gabinete, na manhã de quinta-feira, dia 13 de janeiro, uma delegação japonesa da cidade de TSU. A visita é parte da celebração oficial de um convênio de 35 anos assinado entre as duas cidades-irmãs, numa política diplomática entre os países.

O presidente da Acenbo (Associação Cultural e Esportiva Nipo Brasileira de Osasco), Sussumu Araki, agradeceu a cidade de Osasco pela iniciativa de aproximar e por promover o intercâmbio cultural. Ele falou em nome de nove representantes da associação presentes no encontro. “É uma alegria muito grande participarmos deste evento. Em 2010, fomos recebidos muito bem em Tsu e temos muito a agradecer pela hospitalidade, assim como somos sempre em Osasco. Uma entidade nipo-brasileira deve dar sempre apoio aos convênios estabelecidos e parabenizamos o esforço despendido por Osasco”, disse.

Para o vereador de Osasco, Fumio Miazaki, há um nítido trabalho da administração municipal em estabelecer vínculos comunitários com cidades estrangeiras. “Fico muito contente com a visita de autoridades de Tsu. Vemos que o prefeito Emidio trabalha condignamente com grande esforço para a melhoria da qualidade de vida do povo de Osasco”, reforçou. O vereador destacou também a oportunidade de ter realizado uma visita junto com o prefeito Emidio à cidade de Tsu e ter tido a possibilidade de conhecer a usina de reciclagem local, que não poluía o meio ambiente e estava instalada no coração da cidade japonesa.

Já o diretor geral do Departamento Civil de Tsu, Yasushiro Suzuki, que representou o prefeito de Tsu, Naohisa Matsuda, explicou a importância do evento para ambas as cidades e congratulou o cinqüentenário de Osasco, que acontecerá em fevereiro de 2012. “A cidade realiza inúmeras atividades para comemorar os 35 anos de convênio. Uma delas é a ideia de organizarmos uma competição esportiva entre japoneses e a comunidade brasileira de Tsu, que conta com 3 mil pessoas residentes na cidade. O objetivo é promover a integração entre os povos permitindo o intercâmbio cultural”, ressaltou. Ele aproveitou o ensejo para ler uma carta redigida pelo prefeito de Tsu em que agradecia a hospitalidade e carinho de Osasco em acolhê-los. Em nota, o prefeito da cidade japonesa convidava Emidio para participar do evento esportivo em comemoração ao convênio de cidade-irmã.

O prefeito de Osasco, por sua vez, destacou o sentimento da cidade. “Fico feliz como prefeito de interceder e saber que chegamos ao 35º ano da nossa irmandade e saber que nossa interação é cada vez maior e intensa. A distância entre nossos países não impede nossa aproximação e isto é muito bom. Tive oportunidade, como prefeito, de colocar um tijolo a mais nessa bela construção. Minha viagem, em 2006, para Tsu foi para comemorar, além dos 35 anos de convênio, o centenário da imigração japonesa, em 2008, intensamente comemorado em todo Brasil e inclusive em Osasco, quando recebemos a visita do prefeito, Naohisa Matsuda, em nossa cidade. Isso foi motivo de muita alegria. Gostaria de poder devolver pelo menos a metade da imensa atenção e carinho com que fui recebido junto por toda delegação japonesa da cidade de Tsu quando estive lá, bem como as demais cidades visitadas”, declarou.

Emidio ainda frisou que irá avaliar a viabilidade do convite feito pelo prefeito de Tsu para acompanhar o campeonato esportivo no Japão. Ele agradeceu as felicitações pelos 50 anos de Osasco, mas assegurou que deseja receber pessoalmente a visita de Matsuda para estreitar ainda mais os laços diplomáticos entre as cidades.

Ao término da visita, o prefeito homenageou alguns membros da delegação japonesa da cidade de Tsu com a placa comemorativa de visita à cidade e o livro do projeto Osasco 50 Anos. Emidio também foi presenteado pela delegação e desejou breve retorno aos visitantes.

Prestigiaram o evento também o os secretários municipais Carlos Marx (Meio Ambiente), Jorge Lapas (Governo), Juracy Rubens Faria Dalle Lucca (Indústria, Comércio e Abastecimento), o assessor de Relações Internacionais, Leonardo Nunes Vince; o empresário no ramo de Telecomunicações e Segurança de Osasco, Carlos Nakaoca, e o chefe de Seção de Intercâmbio Internacional de Tsu, Akihiro Matsushima; o presidente da Associação Cultural e Recreativa do Brasil, Akita Kawai, entre outras autoridades.

Além disso, verifique

Prefeito Jorge Lapas cria canal permanente de diálogo com a juventude de Osasco

Em um “papo reto”, como ele mesmo classificou, com jovens da cidade, foi criada uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.