Início / Saúde / Osasco combate a dengue com ações preventivas

Osasco combate a dengue com ações preventivas

Objetivo é orientar e conscientizar a população sobre como enfrentar o mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença

Prevenir-se contra dengue e conscientizar a população sobre a luta que todos devem manter contra o mosquito Aedes aegypti. Com este objetivo, a Prefeitura de Osasco iniciou nesta quarta-feira, 7 de abril, uma série de ações preventivas contra a doença. Essas ações foram iniciadas com palestras promovidas pela Secretaria da Saúde, por meio do Departamento de Saúde Pública e pelo o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), realizadas no Centro de Formação dos Professores. O evento contou com a presença do médico Ruy Guilherme Cordero da Silva, coordenador da Vigilância Epidemiológica; de Fábio de Souza, diretor do Centro de Controle de Zoonoses, do veterinário Carlos Eduardo Saltini e da agente de saúde Gesiane Cristina Paliares.

Três pontos específicos foram abordados: características do mosquito Aedes aegypt e as medidas que devem ser tomadas para combatê-lo, apresentado Gesiane Paliares; rotina das atividades do Centro de Controle de Zoonoses no combate ao mosquito; por Carlos Saltini; e Sintomas e Tratamento da Dengue, pelo medido Ruy Guilherme, que destacou a importância das ações preventivas. “A dengue é uma doença que pode levar à morte, mas, que pode também ser facilmente evitada com a prevenção e com diagnóstico precoce. Por isso, o mais importante é que todos vocês saiam daqui conscientes sobre a importância da prevenção contra a doença”.

Todos os participantes receberam panfletos com informações detalhadas sobre a dengue, desde o combate preventivo contra o mosquito, passando pelos sintomas da doença, diagnóstico e tratamento. Segundo Ruy, a Vigilância Epidemiológica vai realizar também o Dia D contra a Dengue em Osasco, ocasião em que, juntamente com outros órgãos da Prefeitura, a Secretaria de Saúde vai promover diversas ações junto à população.


Sintomas e cuidados

A dengue pode ser confundia com outras doenças. Por isso a importância de se procurar o atendimento médico assim que houver suspeita da doença para um tratamento correto. Dor de cabeça, febre alta, desânimo, dor nos olhos e dor no corpo podem ser os primeiros sintomas de dengue.

Mas, como a prevenção é o melhor tratamento contra qualquer doença, a dengue pode ser evitada com pequenos cuidados caseiros, como não deixar recipientes com água parada em vasos de flor, calhas, laje, pneus, latas, etc, além de manter caixas d´água e piscinas bem fechadas. O Aedes aegypti pode-se reproduzir em pequenas quantidades de água parada, portanto, pequenas atitudes de prevenção podem evitar uma epidemia de dengue. Outras informações sobre prevenção, sintomas e tratamentos podem ser obtidas pelos telefones 3646-4272 (Dengue) ou 0800744644 (Zoonoses).

Além disso, verifique

Osasco realiza Fórum de Saúde Mental

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretária da Saúde, promoveu no dia 22 de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.