Início / Eventos / Osasco comemora Dia do Dentista com programação especial

Osasco comemora Dia do Dentista com programação especial

clique para ampliar!
clique para ampliar!

Avanços na área permitiram que as filas de espera para o atendimento dentário fossem “zeradas” na rede municipal de saúde

Em comemoração ao Dia do Dentista, celebrado em 25 de outubro, a Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Saúde, organizou a Semana da Saúde Bucal, evento que ocorre de 20 a 25 de outubro, e que congrega uma série de atividades.

Durante toda a semana, profissionais da área estão visitando as escolas da rede, promovendo a orientação das crianças, pais e professores quanto à prevenção de doenças que afetam dentes e boca. Na ocasião, a garotada recebe kits de higiene pessoal e aulas de como fazer a escovação de maneira adequada.

Na terça-feira, essa ação foi estendida para o calçadão da Rua Antonio Agu, com o objetivo de atingir um público maior, já que por lá circulam mais de 25 mil pessoas por dia.

clique para ampliar!
clique para ampliar!

Já na quinta, a atividade foi voltada aos dentistas da rede municipal de saúde, que tiveram a oportunidade de assistir às palestras de dois renomados doutores. Pela manhã, o dr. Flávio Baggio Aguiar falou sobre atualidades em Dentística. Na parte da tarde, foi a vez de o dr. Márcio Zaffalon Casati discursar sobre debridamento periodontal. Na abertura desse evento, o dr. Élcio Magdalena Giovani, coordenador da Saúde Bucal da Secretaria de Saúde de Osasco, apresentou números que mostram a evolução do serviço público na área.

Para se ter uma idéia, em 2007 a rede atendeu 230.041 pessoas. Este ano, até outubro, já foram atendidos 457.194 pessoas. De acordo com o dr. Élcio, esse avanço só foi possível porque todos os pedidos feitos à secretaria foram atendidos, o que proporcionou a compra de novos materiais; o melhor planejamento das ações; treinamento, capacitação e aperfeiçoamento do profissional; a implementação do programa de saúde bucal nas escolas; ampliação do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), implementando o 3º período e a contratação de 23 novos cirurgiões em 2008.

clique para ampliar!
clique para ampliar!

Só no CEO, desde a sua inauguração até janeiro de 2008, foram aberto 2356 prontuários. Em apenas 9 meses (de janeiro até outubro de 2008), esse número também quase dobrou, quando foram abertos 4514 prontuários. Além disso, a terceirização do laboratório de próteses permitiu que a Secretaria de Saúde entregasse 200 próteses por mês aos munícipes. É importante ressaltar também que a lista de espera antiga para o serviço de endodontia e periodontia, durava 14 meses; e para prótese, 2 anos e 2 meses. Atualmente, não há lista de espera para esses serviços. “O apoio da secretaria foi importante, mas temos plena consciência de que o trabalho de cada dentista foi fundamental para esse sucesso”, completou dr. Élcio.

Presente ao evento, o secretário de Saúde, Gelso de Lima, falou da satisfação em analisar os resultados obtidos na área da Saúde Bucal. “Estou muito feliz com os resultados alcançados este ano. Fizemos um levantamento na área, e vimos a necessidade de uma intervenção urgente. Hoje, podemos comemorar os resultados extraordinários. Nenhum setor avançou tato no último ano quanto o da saúde bucal. Agradeço a todos os funcionários, que entenderam nossos objetivos e vêm colaborando de forma muito significativa”.

Além disso, verifique

Gastronomia

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Abastecimento (SICA) promoverá …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.