Início / Cultura e Lazer / Osasco comemora seus 51 anos com uma programação extensa

Osasco comemora seus 51 anos com uma programação extensa

109 - Ivan Cruz (4)Osasco chega aos 51 anos de emancipação político-administrativa como a 4ª cidade mais rica do Estado de São Paulo

“Não é a toa que nosso lema é cidade-trabalho. Nossa economia vem crescendo a cada dia, mas com a justiça social chegando junto. Osasco é a 4ª cidade do Estado em Produto Interno Bruto e temos também uma condição de vida muito melhor que há 10 anos”. Com essas palavras, o prefeito Jorge Lapas demonstrou porque a cidade de Osasco tem muito a comemorar em seus 51 anos de emancipação.

Esse foi o tom de seu discurso nos eventos que comemoraram o aniversário, em 19 de fevereiro. A programação foi aberta logo no inicio da manhã, quando Lapas, ao lado do presidente da Ordem dos Emancipadores de Osasco (OEO), José Geraldo Setter, do presidente da Câmara Municipal de Osasco, vereador Antônio Toniolo, e do deputado estadual, Marcos Martins, fez o hasteamento do Pavilhão Nacional, em frente ao Paço Municipal. O evento contou ainda com participação da Guarda de Honra da GCM, do Clube de Desbravadores da Igreja Adventista, da Juventude Cívica de Osasco (JUCO) e da Banda Corporação Santo Antônio, sob regência do maestro Moacir.

Durante a cerimônia, Setter lembrou as lutas que resultaram na formação da cidade. “Nossa emancipação não foi um corte de desentendimento com a Capital, mas uma liberdade que conquistamos. E seus resultados podem ser constatados hoje, com o grande desenvolvimento de nossa cidade. Isso também nos estimula a continuar lutando ativamente por seu crescimento”, disse o emancipador.

Na sequência, Toniolo, Marcos Martins e o deputado estadual, Osvaldo Vergínio também fizeram uso da palavra, parabenizando Osasco pela emancipação e relembrando fatos históricos do município.

Corte do Bolo – Preparado pelo Fundo Social de Solidariedade, sobre o comando da primeira-dama, Sandra Missiano Lapas, o tradicional corte do bolo e o parabéns aconteceram na sequência, no Parque do Jardim Piratininga, com direito a músicas ao vivo e revoada de balões.

O prefeito e a primeira-dama recepcionaram o público que lotou o parque. O local de realização da festa foi uma novidade na programação, já que, até o ano passado, o tradicional corte do bolo sempre acontecia no Calçadão da rua Antônio Agu, no Centro. A intenção da atual administração é levar o evento a um bairro diferente a cada ano, começando pelo Piratininga.

Sandra agradeceu os presentes e também todas as pessoas que ajudaram na produção da festa. “Sinto-me honrada por ter nascido no mesmo ano em que aconteceu a emancipação e por ter a oportunidade de acompanhar o crescimento vivido por nossa cidade. Por isso, quero agradecer tanto as pessoas que lutaram por essa emancipação como todos aqueles que também lutam até hoje por uma cidade mais justa e humana”, completou.

O ex-prefeito de Osasco, Emidio de Souza, também marcou presença. “Tenho sido convidado para falar sobre administração pública em vários lugares. E a cada canto que vou, sempre ouço o mesmo das pessoas: como Osasco cresceu. Falar bem de Osasco é bom, mas ouvir os outros falarem bem é melhor ainda. Esse orgulho não devemos a uma única pessoa, mas a um conjunto de milhares de homens e mulheres que fizeram parte da história dessa cidade e continuam fazendo”, afirmou.

Depois foi a vez do vice-prefeito de Osasco, Valmir Prascidelli, deixar sua mensagem. “Osasco é uma cidade jovem, mas é uma cidade que cresce cada vez mais, não só pelo PIB, mas com relação à qualidade de vida das pessoas. É uma cidade humana, na qual temos políticas públicas de qualidade e é uma alegria poder comemorar esta data. Parabéns Osasco”.

Já o prefeito Lapas destacou os avanços registrados no Piratininga e bairros vizinhos nos últimos anos, frisando as urbanizações de favelas. Resgatou ainda a história da emancipação, lembrando que o primeiro prefeito da cidade, Hirant Sanazar, levou a cadeira da própria casa para o gabinete, que não contava sequer com móveis.

Passeio Ciclístico – Dando continuidade às atividades de festejo do aniversário de Osasco, o prefeito Jorge Lapas deu a largada para o Passeio Ciclístico da Emancipação, em frente à Estação de Trem da CPTM.

No evento, o secretário de Esportes, Tinha di Ferreira, destacou a importância do evento. “Esse passeio ciclístico é o sétimo que acontece em nossa cidade, ele mostra que Osasco se preocupa com esporte, com lazer e recreação”, explicou.

Novamente, Lapas destacou a trajetória da cidade nesses 51 anos. “Com a emancipação, Osasco deixou de ser um bairro da Capital para ser uma grande cidade, que dá orgulho a quem nasceu aqui e também aos que chegaram depois, para ajudar a construir uma cidade humana e solidária”, completou, abrindo ainda a programação cultural que aconteceu no local e “puxando”, em um quadriciclo, um pelotão de cerca de 700 ciclistas que seguiu pelas ruas da cidade.

O evento, também contou com a apresentação da Banda Marcial da Escola Estadual Professor Armando Gaban, além das presenças do ex-prefeito Emidio de Souza, do vice-prefeito Valmir Prascidelli e de outras autoridades.

Ordem dos Emancipadores – Lapas participou de uma palestra sobre Sustentabilidade, realizada na sede da Ordem dos Emancipadores. A mesa foi composta também pela presidenta do Fundo Social e primeira-dama, Sandra Missiano Lapas, pelo presidente da Ordem dos Emancipadores, José Geraldo Setter, pelo presidente da Câmara, Antônio Toniolo e pelo palestrante Antônio Luis Aulecino.

O prefeito parabenizou os emancipadores pela coragem de começar uma cidade do zero e destacou o desenvolvimento econômico do município. “Osasco é a 4ª cidade do Estado em Produto Interno Bruto, nós perdemos em número de população, mas não na pujança de economia local. Estamos atrás de Campinas e Guarulhos, mas elas têm mais de 1 milhão de habitantes e Osasco com 700 mil ocupa esse 4ª lugar”.

Ele também falou de futuro. “Precisamos extrair da sociedade o que ela espera, como fizemos no Projeto Osasco 50 anos, que foi uma experiência inédita, onde você senta com a cidade e lideranças para debater o futuro. Foi um período curto, de cinco anos. Agora, precisamos projetar os próximos 50 anos, com ações que combinem melhoria de qualidade de vida. Fui eleito para administrar Osasco por 4 anos, mas precisamos ter metas a médio e longo e prazo ”, destacou.

Após discurso, ainda na sede, Lapas descerrou seu quadro na Galeria dos Prefeitos de Osasco.

Missa – Fechando a programação do dia, o prefeito Jorge Lapas, acompanhado pela primeira-dama e familiares, participou da missa em homenagem aos 51 anos de emancipação, celebrada na Catedral de Santo Antônio pelo monsenhor Claudemir José dos Santos.

“De todos os eventos que participamos hoje, esse é o mais importante, por ser um momento de agradecimento a Deus. Continuem orando por nossa cidade, para que ela seja cada vez melhor”, finalizou o prefeito.

Também participaram dos eventos os secretários municipais; André Santiago (Segurança e controle Urbano), Marcos Arruda (Indústria, Comércio e Abastecimento), Dulce Helena Cazzuni (Governo), Carlos Baba (Serviços e Obras), Carlos Marx (Meio Ambiente), Marisa Elizabeth da Silva (Administração), Fábio Yamato (Cultura), Mônica Veloso (Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão), Régia Maria Gouveia Sarmento (Educação); os vereadores; Alex da Academia, Aluísio Pinheiro, Andréa Capriotti, Batista Comunidade, Branco, Dinei Simão, Josias da Juco, Maluco Beleza, Mário Luiz Guide, Professora Mazé, Rogério Silva, Rogério Lins, Sebastião Bognar; o diretor de Comunicação Social, Roberto Trapp; o comandante da Guarda Civil Municipal de Osasco, Paulo Siqueira; o coordenador da Defesa Civil, Delcides Regatieri, o ouvidor Geral da Prefeitura de Osasco, Luiz Carlos Garcia ( o Luiz da Locadora); o tenente-coronel comandante do 14ª DP, Virgulino; o Delegado do DISE, Fernando Shimitt; o comandante do Corpo de Bombeiros, Mattos; o padre da Paróquia do Senhor do Bonfim, Pio Milpacher; o presidente do Lions Clube Osasco, Amir Gomes; o presidente da Divisão Sudeste do Lions Clube Brasil, Jamil Bechara; o gerente Administrativo da JUCO, Marcelo Rios; o coordenador do Osasco 50 Anos, Antônio Espinosa; dentre outras autoridades.

Confira os próximos eventos em comemoração à emancipação

22/02 – 16 horas

Encerramento da exposição “Histórias Pitorescas da Emancipação e Participação dos Servidores Municipais

Sede do IPMO – avenida Avelino Lopes, 70, Centro

22/02 – 19h30

Culto Evangélico

Centro de Eventos Pedro Bortolosso – avenida Visconde de Nova Granada, 11, Jardim Alvorada

23/02- 10 horas

Entrega de títulos de posse (escrituras) – no Jardim Conceição, na Emef Professor Renato Fiuza Teles – rua Orlando Torres, 490, Jardim Conceição

23/02- 11 horas

Assinatura de Contratos do Residencial Flor de Jasmin

Centro de Eventos Pedro Bortolosso – avenida Visconde de Nova Granada, 11, Jardim Alvorada

23/02- 14 horas

Entrega de 66 unidades habitacionais no Jardim Vicentina

Rua Ilha Bela, entre as avenidas Antônio Russo e Maria dos Anjos Conceição

23/02- 16 horas

Entrega da nova EMEF Professora Terezinha Martins Pereira

Praça Anézio Cabral, s/n, Rochdale

Além disso, verifique

Domingo no Parque do Jardim das Flores comemora 51 anos de Osasco

O projeto Domingo no Parque da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) terá uma programação …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.