Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
Início / Geral / Osasco discute a Assistência Social e os Direitos da Criança e do Adolescente em Conferência Municipal

Osasco discute a Assistência Social e os Direitos da Criança e do Adolescente em Conferência Municipal

Com a presença do prefeito Emidio de Souza, evento contou com representantes de diversas entidades e especialistas no assunto

Um grande público formado por psicólogos, assistentes sociais e técnicos, lotou o Teatro Municipal de Osasco na terça-feira, dia 2 de agosto, onde foi realizada a II Conferência Municipal Integrada da Assistência Social e dos Direitos da Criança e do Adolescente. Promovida pela Secretaria de Promoção e Assistência Social, a Conferência Municipal contou com a presença do prefeito Emidio de Souza, secretários municipais, vereadores e representantes de entidades ligadas aos Direitos da Criança e do Adolescente.

Sob o tema “Os Avanços na Consolidação do Sistema Único de Assistência Social – SUAS”, a II Conferência Municipal Integrada foi organizada para tratar da valorização dos trabalhadores e a qualificação da gestão, programas, projetos, serviços e benefícios. Durante todo o dia, foram apresentados e discutidos os avanços, propostas e moções referentes à VII Conferência Municipal de Assistência Social e à VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Na ocasião foram eleitos também os delegados do CMAS (Conselho Municipal de Assistência Social), e do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), que participarão das Conferências Regionais e Estaduais.

Objetivos

Para chegar ao objetivo principal da Conferência Municipal, que é a realização do mapeamento sobre a situação do atendimento à criança e ao adolescente em Osasco, os participantes discutiram as seguintes questões:

– construção de política intersetorial;

– implantação do OCA (Orçamento Criança e Adolescente),

– estruturação do Observatório das Políticas de Atenção à Criança e ao Adolescente.

Ao falar na abertura da Conferência, o prefeito Emidio de Souza enfatizou que Osasco já avançou muito na área da Assistência Social e de atendimento à Criança e ao Adolescente, lembrando, porém, que tem muito ainda o que se fazer nessa área. “Trata-se de uma causa nobre, cuja tarefa é de responsabilidade de toda a sociedade. As entidades têm feito um trabalho extraordinário em conjunto com o poder público. Já caminhamos muito, mas, ainda temos muito ainda a caminhar. Agradeço a presença de todos e reafirmo o compromisso da nossa administração com a questão da criança e adolescente”, afirmou o prefeito.

Já a titular da SAPS, Gilma Rossafá, destacou a importância do evento para toda a sociedade. A secretária fez também um breve relato das políticas implantadas nessa área pela atual administração. “Acho importante também considerar que o Brasil abandonou o antigo modelo neoliberal que só fez multiplicar as diferenças sociais no país. Em Osasco, temos já algumas políticas que ajudaram a diminuir esse fosso social e aprimorar os atendimentos públicos. Para que isso continue, no entanto, é imprescindível a presença do Estado para a formulação e implantação de políticas públicas sociais”, disse Gilma.

Falaram também sobre a importância da Conferência Municipal Integrada, Antonio Dantas, presidente do CMDCA; José Paschoal Filho, presidente da OAB-Osasco; Dirceu Alves, delegado da Receita Federal/Osasco; Rosana Lameu (Conselho Tutelar de Osasco); Márcia Solera (presidente do Conselho de Assistência Social); o vereador Aluisio Pinheiro (presidente da Câmara Municipal de Osasco), e o deputado estadual Marcos Martins.

Estiveram presentes ainda ao evento vereador Nelson Matias, os secretários Jorge Lapas (Governo), Sandra Fae (SDTI), José Pedro (Chefe de Gabinete), professora Estela Graciani (Coordenadora do Núcleo de Trabalhos Comunitários da PUC-SP), Marcos Miguel (presidente do Conselho Municipal de Educação), João Napuleão (Secretário de Assistência Social de Carapicuíba), e Wagner Carneiro (Conselho Nacional de Assistência Social).

Além disso, verifique

Prefeito Jorge Lapas cria canal permanente de diálogo com a juventude de Osasco

Em um “papo reto”, como ele mesmo classificou, com jovens da cidade, foi criada uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.