Início / Eventos / Osasco e as Mercocidades

Osasco e as Mercocidades

Roque Aparecido Silva*

Foram muito intensas as atividades de Mercocidades na semana passada em Canelones, no Uruguai. Inicialmente ocorreram reuniões simultâneas das 14 Unidades Temáticas, paralelamente a um curso sobre Cooperação Internacional Descentralizada.

As Unidades Temáticas avaliaram as atividades realizadas no último ano e planejaram as do próximo ano. Reuniram-se também o Conselho Executivo e a Assembléia das Cidades onde se tomam as decisões finais.

Concluiu-se que os intercâmbios de experiências que se desenvolvem entre as cidades são extremamente importantes. Foi consenso de que a constituição, no ano passado, do Fórum Consultivo de Municípios, Estados Federados, Províncias e Departamentos do Mercosul (FCCR) foi uma significativa conquista para as cidades. Entretanto, evidenciou também a ausência de propostas das cidades para o processo de integração. Terminou sendo consenso uma proposta apresentada por Osasco e várias outras cidades para se constituir um Grupo de Trabalho que analise as dificuldades atuais e apresente propostas para o futuro.

Abriu-se um amplo caminho para a democratização do processo de integração. Para fornecer subsídios ao Grupo de Trabalho, proximamente, em cada cidade, estaremos reunindo os setores interessados no Mercosul, tais como Comércio, Indústria, Educação, Esportes, Cultura, etc. para elaborarem propostas para serem apresentadas ao Grupo Mercado Comum (GMC), órgão executivo do Mercosul.

Sem dúvida, tendo os movimentos sociais, os trabalhadores e empresários, desde a ótica das realidades de suas cidades, envolvidos com o processo de integração, apresentando suas propostas, estaremos democratizando o Mercosul.

Roque Aparecido Silva é coordenador de Relações Internacionais da Prefeitura de Osasco

Além disso, verifique

22,5% da população de São Paulo consomem doces em excesso

Índice está acima da médica nacional, segundo pesquisa do Ministério da Saúde que alerta para …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.