Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
Início / Manchetes / Osasco e região adotam primeiro sistema de comunicação integrada entre guardas do País

Osasco e região adotam primeiro sistema de comunicação integrada entre guardas do País

287 Romulo Fasanaro Filho (1)Entrega de equipamentos, financiados pelo Pronasci, do governo federal, aconteceu durante solenidade de comemoração dos 19 anos da Guarda Civil Municipal de Osasco, que também é referência para corporações de todo o País em ações de policiamento preventivo e comunitário

A solenidade cívica de comemoração do 19º aniversário da Guarda Civil Municipal (GCM) de Osasco, realizada na tarde de quinta-feira, dia 19 de junho, no estacionamento do Paço Municipal, marcou também um fato inédito no País.

287 Romulo Fasanaro Filho (2)Durante o evento, o prefeito Emidio de Souza entregou a representantes das 11 cidades da região Oeste que formam o GGII (Gabinete de Gestão Integrada Intermunicipal, cuja sede da coordenação é Osasco) equipamentos para adoção do primeiro sistema de comunicação integrada entre guardas municipais do País.

Para implantação do sistema de rádio-transmissão, as cidades receberam, por meio do GGII, recursos de aproximadamente R$330 mil do Pronasci (Programa Nacional de Segurança com Cidadania), do Ministério da Justiça. A criação do gabinete é uma exigência do programa para as cidades que assinaram convênios e apresentaram projetos para receberam os recursos. Mas, também de forma inédita no Brasil, as prefeituras da região optaram por um gabinete intermunicipal, criado em abril de 2008 e formado pelas cidades de Osasco, Itapevi, Santana de Parnaíba, Embu da Artes, Embu Guaçu, Itapecerica da Serra, Vargem Grande Paulista, Jandira, Taboão da Serra, Pirapora do Bom Jesus, Cotia e, mais recentemente, Carapicuíba.

287 Romulo Fasanaro Filho (3)“Assim como a criminalidade não respeita fronteiras entre as cidades, nós também não teremos, a partir de agora, fronteiras para combater o crime”, afirmou o prefeito Emidio de Souza, durante a entrega dos equipamentos.

Já o comandante da GCM de Osasco, Gilson Menezes, afirmou que, integrando a comunicação entre as guardas, o sistema permitirá uma resposta mais rápida às ocorrências. A primeira fase de implantação será internamente, dentro das próprias corporações. E, dentro de 30 dias, a integração será iniciada.

287 Romulo Fasanaro Filho (4)Modelo

Durante a solenidade, também foi destacado que a GCM de Osasco chega aos 19 anos como um modelo para todo o País, condição consolidada a partir de 2005, quando foi iniciado um amplo processo de reestruturação.

As ações adotadas pela administração municipal, a partir desse período, incluíram aumento do efetivo, criação do pelotão feminino, aquisição de novos equipamentos, armas e viaturas, implantação de plano de carreira para os guardas e criação do sistema de monitoramento de segurança.

287 Romulo Fasanaro Filho (5)Outra medida de destaque foi a criação da Escola de Formação, que desde 2005 já ministrou mais de 4 mil horas/aula, realizou o primeiro curso de formação, no País, para vigias; e, além de atender seus próprios agentes, auxiliou na formação e aprimoramento das Guardas Municipais de Suzano, Embu das Artes, Embu Guaçu e Piedade, principalmente quanto a ações de policiamento preventivo e comunitário.

Citando passagem bíblica do apóstolo Paulo, o comandante Menezes, que também é presidente do Conselho Nacional das Guardas, afirmou que a receita para esse desenvolvimento é o amor com o qual o prefeito Emidio de Souza administra a cidade em todos os seus setores, incluindo o da segurança. “Além disso, o prefeito Emidio dispensa à Guarda muito carinho, respeito e dignidade, o que contagiou a todos nós. Cada homem e mulher da GCM partilha esse amor com os munícipes e prova disso é que a maioria dos nossos flagrantes não registra uso de arma de fogo, pois sabemos que o valor mais precioso não está no patrimônio, mas na vida humana”, disse.

Já Paulo Roberto Fiorilo, secretário da Administração (pasta à qual o Departamento de Segurança é subordinado) estendeu seus cumprimentos a cada integrante da GCM. “Todos estão de parabéns. Por isso, só posso dizer uma frase: combatemos um bom combate, e vamos continuar combatendo”.

O prefeito Emidio de Souza, por sua vez, lembrou que, ao assumir a prefeitura, em 2005, encontrou uma Guarda “maltrapilha, desaparelhada e sem comando”. E ressaltou que hoje ela é motivo de orgulho para a cidade. “Vemos uma guarda que renasceu das cinzas. Hoje, ela conta com viaturas, equipamentos e bases comunitárias. E com um comandante que, sendo também presidente do Conselho Nacional das Guardas, dialoga no Senado e na Câmara Federal pelos interesses dos guardas em questões como poder de polícia e porte de arma. Por tudo isso, garanto a vocês que no próximo ano, quando a corporação completar 20 anos, teremos ainda mais a comemorar, com ampliação do efetivo, mais viaturas e um sistema de monitoramento ainda mais amplo”, finalizou.

Durante a solenidade, que contou ainda com a participação da banda musical da GCM de Santana de Parnaíba e com apresentações musicais da vigia Suzan Borges, também foram prestadas algumas homenagens.

O GCM Almir Gomes da Silva foi o vencedor do concurso de redação do Departamento de Segurança, que teve como tema “Os municípios e um novo paradigma da Segurança Pública”.

Foram entregues ainda láureas do mérito pessoal, como reconhecimento aos bons serviços prestados, aos GCMs: João Soares, Flávia Aparecida dos Santos, Antonio Ferraz Pereira, Ney Alves dos Santos, Alessandra Vieira Leão, Fernanda Fidélis de Figueiredo, Geraldo Majela de Lima, Miguel Arcanjo de Lima e Marcos Antônio de Lima.

A corporação também prestou uma homenagem especial a membros da comunidade que colaboram com seu trabalho, entregando o certificado de Amigo da Guarda ao empresário Alexsander Marco Kamalakian, da empresa Happy Days; a diretora do Departamento de Comunicação da Prefeitura de Osasco, Emilia Cordeiro; o delegado titular do 8º DP de Osasco, Jorge Batista Godoy; o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Osasco, Paulo Contin; e o diretor do jornal Diário da Região, Vrejhi Sanazar.

Também prestigiaram o evento o deputado estadual Marcos Martins, os secretários municipais Jorge Lapas (Governo), Carlos Marx (Meio Ambiente), Cláudio Chapecó (Esportes, Recreação e Lazer), Mazé Favarão (Educação) e Gilma Rossafa (Assistência e Promoção Social); o chefe de gabinete do prefeito, Luciano Jurcovichi; a coordenadora do Orçamento Participativo, Alenice Abrantes; a corregedora geral da GCM de Osasco, Fernanda Santana; vereador Antônio Toniolo; o tenente-coronel João Ricieri, comandante do 14º Batalhão da PM e que representou o comandante do CPA-M/8; o tenente-coronel Felix Tomazella, comandante do 42º Batalhão da PM; o delegado Flávio Gabin, representando o delegado Seccional de Osasco; os secretários municipais de segurança de Jandira, coronel Paulo José Muniz; de Embu-Guaçu, Mauricio Morando; e de Cotia, Nelson Bruno; o comandante da GCM de Itapecerica da Serra, Cláudio Aparecido Pavanelli; da GCM de Vargem Grande Paulista, Deoclesiano Moraes; de Pirapora do Bom Jesus, Cláudio Lourenço; e de Embu-Guaçu, Eduardo Leite Barbosa; além de representantes das guardas de Embu das Artes, Santana de Parnaíba e Itapevi; do presidente do Sindicato dos Guardas de São Paulo, Carlos Augusto de Souza; do capitão Ribeiro, da Junta Militar de Osasco; e de delegados de Osasco, entre outras autoridades.

Além disso, verifique

Prefeitura de Osasco entrega Bases Comunitárias Móveis

Nesta quarta-feira, 5, às 11 horas, o prefeito de Osasco, Emidio de Souza, entrega para …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.