Osasco implanta sistema de monitoramento que será modelo para o País

054-ulisses-barbosa-1Afirmação é do Ministério da Justiça, parceiro do projeto por meio do Pronasci. Imagens captadas por 6 câmeras são acompanhadas 24 horas por dia para prevenir a criminalidade, em uma central que também integra sistemas de mensagens em painéis móveis, sensor de desastres e rede de alarmes

Foi inaugurado nesta quarta-feira, dia 18 de fevereiro, a Central de Gestão Compartilhada em Segurança Urbana (CGCOM), medida que inicia o sistema de monitoramento de segurança na cidade de Osasco.

O projeto poderá ser adotado como modelo para iniciativas semelhantes no País, segundo o Ministério da Justiça, que destinou R$2,5 milhões, por meio do Pronasci (Programa Nacional de Segurança com Cidadania), para o desenvolvimento do sistema.

“Credenciamos mais de 60 cidades para instalação do monitoramento com câmeras porque consideramos que, em termos de segurança, não podemos ficar na pré-história. Osasco foi uma das primeiras a solicitar recursos para o projeto, porque pensa na gestão inteligente da segurança. Podemos considerar esse um modelo expansível para todo o País em monitoramento”, afirmou, durante a inauguração da CGCOM, Guaracy Mingardi, representante da Secretaria Nacional de Segurança Pública, órgão ligado ao Ministério.

054-ulisses-barbosa-7Opinião semelhante foi destacada por Juarez Pinheiro, assessor especial de Assuntos Federativos do Ministério da Justiça. “Por meio do Pronasci, o município foi colocado, pela primeira vez, como ente central das políticas públicas de segurança urbana. E também de forma inédita, o programa trata a questão por meio de ações preventivas. Então, podemos dizer que Osasco tem a cara do Pronasci”, afirmou, referindo-se ao fato da cidade ter adotado a iniciativa de apresentar o projeto ao ministério e de criar um instrumento de prevenção à criminalidade.

054-ulisses-barbosa-86 câmeras

Na central, instalada em prédio anexo ao da prefeitura, são acompanhadas por agentes da Guarda Civil Municipal (GCM), 24 horas por dia, mensagens captadas por câmeras instaladas em 6 pontos estratégicos da cidade.

Os equipamentos estão na rua Antônio Agu, principal centro comercial da cidade e por onde passam, em média 150 mil pessoas por dia; na rua Primitiva Vianco, também no Centro; nas avenidas dos Autonomistas (altura do Km 18) e João de Andrade (próximo ao cruzamento com a avenida Internacional), na zona Sul; e ainda na avenida Presidente Costa e Silva e na rua Piacatu, na zona Norte.

“São todas câmeras de longo alcance, com capacidade para captar, em detalhes, a placa de um veículo que esteja a 1 quilômetro de distância, e ainda que giram 360º”, explicou, também no evento, o prefeito Emidio de Souza.

Além dessas câmeras, a central integra painéis de mensagens móveis, instalados nas entradas da cidade e que podem transmitir orientações à população em caso de emergência; um sensor de desastres naturais e um sistema de alarmes que, atualmente, conta com pontos em 15 escolas. Com isso, ela integra o acionamento de diversos serviços municipais, incluindo o Demutran e as ambulâncias do SAMU.

“Com essa rede, podemos garantir o acionamento de socorro rápido em várias situações, incluindo casos de invasões em prédios públicos”, disse Emidio, acrescentando que, embora o sistema seja operado pela GCM, as imagens e informações também estão disponíveis para uso das polícias Civil, Militar e Federal, não só para prevenção, mas também para identificação de autores dos crimes registrados.

Ele anunciou ainda a ampliação do sistema, que foi implantado pela empresa Trends Tecnologia. “Esse sistema foi concebido e preparado para comportar até 45 câmeras, que pouco a pouco serão implantadas. Dentro de 2 meses, instalaremos mais 12. Dentre os pontos monitorados, já estão definidos os acessos às rodovias que cortam Osasco, como o Rodoanel, a Castelo Branco, a Raposo Tavares e a Anhanguera, como forma de combater o roubo de carga. Os demais estão sendo discutidos, mas devem privilegiar principalmente os centros comerciais dos bairros. E nossa intenção é levar também o monitoramento a toda as escolas, unidades de saúde e próprios públicos da cidade”, acrescentou.

Também presente ao evento, o deputado federal João Paulo Cunha lembrou que Osasco deu sua contribuição ao Pronasci. “Quando o projeto foi enviado ao Congresso Nacional, foi notado, aqui em Osasco, que as Guardas Civis Municipais não tinham sido incluídas dentre as corporações beneficiadas com a bolsa-formação, que garante um auxílio mensal aos agentes de segurança. Fomos alertados disso e, graças a essa contribuição de Osasco, hoje os guardas de todo o País também têm acesso a esse benefício”, disse.

A cidade tem ainda outra iniciativa inédita dentro do Pronasci, que foi lembrada, no evento, pelo ex-secretário de Administração de Osasco, Benedito Mariano, que coordenou o projeto na cidade e, no início desse ano, assumiu a Secretaria de Segurança Urbana da cidade de São Bernardo do Campo. “O Pronasci previa que as cidades criassem um Comitê de Gestão Municipal, para fazer a gestão dos projetos. Mas, por iniciativa de Osasco, foi criado um Gabinete de Gestão Integrada Intermunicipal da região Oeste, que reúne 11 municípios da região e garantiu à maioria deles recursos para também implantar o videomonitoramento”, lembrou.

Também prestigiaram o evento o prefeito de Vargem Grande Paulista, Roberto Rocha; o vice-prefeito de Osasco, Faisal Cury; a primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Marcia Abreu; os secretários municipais Aleto José da Silva (Administração), Jorge Lapas (Governo), Antônio Jardim (Indústria, Comércio e Abastecimento), Cláudio Chapecó (Esportes, Recreação e Lazer), Sérgio Golçalves (Habitação e Desenvolvimento Urbano), Waldyr Ribeiro Filho (Obras e Transportes), Luciano Jurcovichi (Serviços Municipais), e Mazé Favarão (Educação), e os secretários interinos Ricardo Gaspar (Finanças), Arthur Scatolini (Assuntos Jurídicos) e Luis Mansur (Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão); os coordenadores Nice Abrantes (Orçamento Participativo) e Delcides Regatieri (Combate às Enchentes); o presidente da CMTO, Valdyr Roque; o presidente do IPMO, Antônio Barbeta; o Ouvidor Municipal, Fernando Montini; os vereadores Aluísio Pinheiro (líder do prefeito na Câmara) e João Góis; o delegado Seccional de Osasco, Fernão de Oliveira Santos; o major Jefferson, comandante interino do 14º Batalhão da PM; o diretor de segurança e comandante da GCM de Osasco, Gilson Menezes; a diretora de Comunicação da Prefeitura de Osasco, Emília Cordeiro; o secretário de Segurança Pública de Jandira, Paulo José Muniz de Oliveira; o secretário de Segurança Pública e Trânsito de Cotia, Nelson Bruno; o secretário de Segurança Pública de Taboão da Serra, Salvador Vicente Grisafi; o comandante da GCM de Itapecerica da Serra, Cláudio Pavanelli; o secretário de assuntos de Segurança Pública de Guarulhos, João Dárcio Ribamar; o sub-comandante da GCM de Embu Guaçu, Samuel Albino; o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Osasco, Paulo Contim; o presidente da Comunidade Armênia de Osasco, Roberto Nerguisian; o presidente da Associação dos Comerciantes do Centro de Osasco, Manoel Manug; o coordenador estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança, Osvaldo Gregório; o vice-presidente do Grupo Trends Tecnologia, Antônio Junqueira; e os diretores da empresa Trends Amauri Pedro, Paulo César, Luis Girard, Urbano Esteves e Denis Mesquita; Marcio Medeiros, diretor da Fraga de Medeiros Engenharia, entre outras autoridades.

Além disso, verifique

Autoridades de Osasco realizam reunião para discutir melhorias de estratégias de segurança pública

A recém-criada Secretaria de Segurança e Controle Urbano de Osasco começou o ano a todo …

um comentário

  1. Elton Pereira dos Santos

    ESSAS CÂMERAS SÃO MUITO IMPORTANTE, NÃO SÓ PARA NOSSA SEGURANÇA E TAMBÉM POR MOTIVOS DE ACIDENTES, PESSOAS PASSANDO MAL, ETC…
    ESPERO QUE ESSA INICIATIVA DA PREFEITURA AUMENTE MAIS E O EFETIVO DA POLICIA TAMBÉM AFINAL, NEM TODO MUNDO MORA NA  AV. C. COSTA : AUTONOMISTAS E OUTRAS. UM ABRAÇO E PARABÉNS  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * O prazo está esgotado. Atualize o CAPTCHA.