Início / Eventos / Osasco inaugura 1º borboletário da região Oeste

Osasco inaugura 1º borboletário da região Oeste

046-leandro-palmeira-2Instalado no Parque Ecológico do Jardim Piratininga, espaço de educação ambiental conta com 7 espécies de borboletas e vai oferecer visitas monitoradas a estudantes e comunidade em geral

Na manhã de terça-feira, 17 de fevereiro, o prefeito de Osasco Emidio de Souza, acompanhado da primeira-dama, Marcia Abreu participou de dois importantes eventos que integram o calendário em comemoração ao aniversário de Osasco, a inauguração do Borboletário Municipal, e o início das obras do Parque da Bicicleta, no Jardim Piratininga.

046-leandro-palmeira-3Borboletário

O Borboletário é o novo instrumento de educação ambiental da cidade e fica instalado no Parque Ecológico do Jardim Piratininga. A iniciativa é uma parceria entre as secretarias municipais de Meio Ambiente, que coordena as atividades, e de Saúde, que doou equipamentos para o estudo das borboletas. O espaço receberá visitas monitoradas de estudantes e da comunidade em geral, além de entrar no roteiro do Eco ônibus. “Esse projeto é um marco para as conquistas ambientais da cidade. Além do parque ganhar mais uma atração, trará também muitos benefícios à educação ambiental”, observou o secretário de Meio Ambiente, Carlos Marx.

046-leandro-palmeira-6No local, são criadas 7 espécies de borboletas vinda do Pantanal. E é através de sua observação, acompanhada por explicações de biólogos, que os visitantes aprenderão mais sobre a espécie e também sobre a importância da preservação dos recursos naturais para manter o equilibro ambiental.

Este projeto foi elaborado por Fábio Cardoso, biólogo da secretaria de Saúde de Osasco e será coordenado por Paulina Arce, bióloga da secretaria de Meio Ambiente.

Este é o 4º Borboletário do Estado de São Paulo, além de segundo na região Metropolitana e o primeiro da região Oeste da Grande São Paulo. “A cidade tem que ser bonita. Além das obras, tem que ter natureza também. Em Osasco, onde pudermos arrumar um lugar para a construção de parques, nós o faremos. Assim estaremos colaborando com a qualidade de vida dos nossos munícipes”, disse o prefeito.

046-leandro-palmeira-7O projeto conta com licenciamento do Ibama. Os biólogos acompanham todo o processo de desenvolvimento das borboletas, além de serem responsáveis por sua alimentação. E, quando o número exceder a capacidade do local, elas serão soltas em áreas verdes da cidade.

A construção do criadouro também levou em conta a sustentabilidade ecológica. A estrutura foi toda feita com material reciclável, a partir de dormentes doados pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

Parque da Bicicleta

O Jardim Piratininga contará também com o Parque da Bicicleta, que será construído em frente ao Parque Ecológico, em parceria com a secretaria municipal de Esportes, Recreação e Lazer.

046-leandro-palmeira-8O parque contará com uma área de lazer com pista de bicicross, em um espaço de 4000 m², que compreende também a construção de Praça de Acesso com bicicletário, quiosques, bebedouro, playground com brinquedos de piso, equipamentos para condicionamento físico, pista de caminhada e praça de convivência com bancos de alvenaria, além de mesas com bancos para jogos. “Ainda temos o plano de integrar o Parque da Bicicleta com o Parque Ecológico através de uma passarela. Assim, as pessoas terão melhor acesso”, completou Emidio.

Para o secretário de Esportes, Recreação e Lazer, Cláudio Chapecó, Osasco precisa de intervenções como esta. “A cidade está carente de parques, por isso hoje estamos iniciando esta obra. Além do esporte, estaremos promovendo a saúde, pois a bicicleta é um meio de locomoção que não polui”, disse.

Já para o secretário de Obras e Transportes, Waldyr Ribeiro Filho, os projetos foram desenvolvidos para melhorar as condições do bairro. “É uma satisfação muito grande entregar estas duas obras no aniversário da cidade. Os moradores aproveitarão muito melhor os espaços com a futura integração”, finalizou.

Também estiveram presentes no evento o vice-prefeito Faisal Cury; o deputado estadual Marcos Martins; os secretários Jorge Lapas (Chefe de Gabinete e secretário de Governo), Antonio Jardim (Indústria, Comércio e Abastecimento), Gelso de Lima (Saúde) e Luis Antonio Urban (Cultura); a coordenadora de Gênero e Raça, Joana D’arc; a diretora de Comunicação, Emilia Cordeiro; o presidente da CMTO, Valdir Roque; o presidente da Câmara Municipal de Osasco, Osvaldo Vergínio e os vereadores Cláudio da Locadora, João Góis, Aluísio Pinheiro (líder do prefeito na Câmara Municipal de Osasco), Mário Luis Guide e Rogério Lins, entre outras autoridade.

Além disso, verifique

Gastronomia

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Abastecimento (SICA) promoverá …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.