Início / Educação / Osasco inicia o ProJovem Adolescente 2010

Osasco inicia o ProJovem Adolescente 2010

A Prefeitura de Osasco, por meio da SAPS (Secretaria de Assistência e Promoção Social), promoveu, no dia 27 de abril, a abertura oficial do ProJovem Adolescente 2010. O evento, realizado no CATI (Centro de Atenção à Terceira Idade), no Jd. Bela Vista, reuniu aproximadamente 400 pessoas.

O ProJovem Adolescente é um programa sócio-educativo desenvolvido em parceria com o governo federal, por meio do MDS (Ministério do Desenvolvimento Social) e executado pela SAPS. Ele atende jovens entre 15 e 17 anos, pertencentes às famílias beneficiadas do Programa Bolsa Família, criando mecanismo para garantir a convivência familiar e comunitária, além de criar condições para inserção, reinserção e permanência do jovem no sistema educacional.

A festa, movida pela intergeracionalidade entre os jovens e idosos atendidos no CATI, incluiu atividades para todas as idades, como Dança de Salão, Oficinas Simultâneas, Hip Hop e palestra sobre Turismo Social, ministrada pelo SESC-SP Osasco. Já o show musical contou com a apresentação da Orquestra de Violeiros do CATI e Chico Neto, e foi encerrado com o grupo Consulado do Pop.

Segundo a coordenadora do ProJovem, Débora Cristina, os jovens selecionados já estão participando das atividades. “Há oficinas de artesanato, cultura, cidadania, meio ambiente, palestras e dicas que auxiliam o jovem na busca do primeiro emprego”, disse.

Durante a abertura, a secretária de Assistência e Promoção Social, Gilma Rossafá, reuniu ao seu lado dois casais, um de adolescentes e outro de idosos, destacando a importância da relação e as experiências de vida. “Estamos proporcionando varias atividades para a juventude, dando oportunidade para fortalecer uma fase de sonhos de sua vida. A fase da Terceira Idade também é maravilhosa e bonita. Feliz do jovem que chegar à idade dos cabeças brancas. Queremos unir as gerações, onde idosos e jovens possam compartilhar e aprender um com o outro”, enfatizou.

“Tenho alegria em olhar para um jovem de cabeça boa, com esperanças, sonhos, sendo um batalhador que sabe enfrentar os problemas e lutar por uma oportunidade. E que pensa em um mundo melhor para todos”, completou Gilma, que encerrou sua fala pedindo para que os jovens convidem amigos para participar do ProJovem Adolescente.

Os selecionados já aprovam o programa. “O ProJovem é um bom lugar para se expressar, refletir o que queremos do futuro e aprender”, disse Ana Kamilla de 17anos.

Já o professor de teatro Inácio Gurgel, de 76 anos, aconselhou a turma dando como referência um ex-aluno. “Na adolescência ele foi meu aluno de teatro, e hoje é professor e dá aula para mais de cem alunos”.

Além disso, verifique

Secretaria de Educação de Osasco saúda servidores para a volta às aulas

Início do ano letivo na rede municipal acontece no dia 6 de fevereiro No mês …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.