Início / Saúde / Osasco intensifica vacinação contra o sarampo

Osasco intensifica vacinação contra o sarampo

A Secretaria de Saúde de Osasco, por meio da Vigilância Epidemiológica, está intensificando a campanha de vacinação contra o sarampo, medida motivada pela ocorrência de um caso confirmado em Campinas, interior de São Paulo.

Todas as pessoas, de qualquer faixa etária e independente da situação vacinal, que viajaram ao exterior nos últimos 30 dias ou tiveram contato com alguém nestas condições devem ser vacinadas, já que a vítima adquiriu a doença em Orlando, nos Estados Unidos. Elas devem também ficar atentas aos seguintes sintomas: febre, manchas avermelhadas na pele, acompanhadas de tosse, coriza e/ou conjuntivite.

A Vigilância Epidemiológica também orienta aqueles que ainda não foram vacinados contra o sarampo, a caxumba e a rubéola para procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima. Pessoas que vão ao exterior ou com pendências vacinais, motoristas de táxi, funcionários de restaurantes e hotéis, profissionais do setor de turismo, de saúde e de educação também devem ser imunizados.

Segundo o Ministério da Saúde, a vacina contra o sarampo é a única medida preventiva e a mais segura. É importante que o esquema vacinal esteja completo. A primeira dose deve ser aplicada aos doze meses de vida, e o reforço entre quatro a seis anos de idade. Todas as mulheres até 49 anos e os homens até 39 anos também devem ser vacinados. E todos adultos nascidos a partir de 1960 devem ter pelo menos uma dose da vacina aplicada no registro da caderneta de vacinação.

Além disso, verifique

Osasco realiza Fórum de Saúde Mental

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretária da Saúde, promoveu no dia 22 de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.