Início / Meio Ambiente / Osasco promove a 2ª Ação de Arrecadação de Resíduos Eletrônicos

Osasco promove a 2ª Ação de Arrecadação de Resíduos Eletrônicos

Atenta ao problema da destinação correta do lixo eletrônico, um dos maiores desafios das grandes cidades, a Secretaria de Meio Ambiente de Osasco, com o apoio do Banco Bradesco e a Suzaquim, realiza, entre os dias 23 de novembro e 23 de dezembro, a 2ª Ação de Arrecadação de Resíduos Eletrônicos.

Em 2010, primeiro ano da ação, os postos de coleta espalhados pela cidade arrecadaram e destinaram para reciclagem 16 toneladas de resíduos, entre equipamentos eletrônicos, baterias e pilhas.

Nesta edição, os pontos de coleta estarão em parques e shoppings da cidade, locais onde deverão ser descartados apenas CPUs, mouses, teclados, monitores, placas, aparelhos de som, celulares, pilhas e baterias. Equipamentos maiores, como máquinas de lavar roupas, geladeiras, microondas e televisores deverão ser entregues no Parque Chico Mendes, onde há um container específico para receber este tipo de material.

Grande demanda – Em geral a fabricação de um aparelho eletrônico demanda inúmeros componentes diferentes e quando se realiza o descarte, a desmanufatura torna-se onerosa por conta da separação dos diversos tipos de materiais encontrados em um único equipamento. Além disso, é necessário empregar técnicas específicas para a descontaminação de determinados componentes que podem ser nocivos ao solo, água e até mesmo à saúde humana.

Entre os países emergentes, o Brasil é um dos maiores produtores de lixo eletrônico, junto à China e ao México. Com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, sancionada em dezembro de 2010, o poder público, os consumidores e os fabricantes passaram a compartilhar as responsabilidades para a destinação de todos os tipos de resíduos.

Serviço

Postos de coleta

• Osasco Plaza Shopping – Rua Tenente Avelar Pires de Azevedo, 81 – Centro

• Super Shopping – Avenida dos Autonomistas, 1828, 3° Piso – Centro

• Shopping União de Osasco – Avenida dos Autonomistas, 1400, Âncora K – Vila Yara

• Shopping Primitiva – Rua Dona Primitiva Vianco, 100 e Calçadão Antônio Agú, 121 – Centro

• Galeria Shopping – Rua Dona Primitiva Vianco, 244 – Centro

• Parque Chico Mendes – Rua Lázaro Suave, 15 – City Bussocaba. Fone: 3591-1828

• Parque Clóvis Assaf (Parque da Cidade das Flores) – Av. Ipê, Cidade das Flores (término da Rua Canela), na Cidade das Flores. Fone: 3695-3658

• Parque Dionísio Álvares Mateos (Parque do Jardim das Flores) – Rua Georgina, 64 – Jardim das Flores. Fone: 3654-1660

• Parque Nelson Vilha Dias (Parque do Rochdale) – Av. Esmeralda – Rochdale. Fone: 3599-5956

• Parque do Jardim Piratininga – Rua David de Souza, 111.Fone: 3602-1014

Mais informações sobre a 2ª Ação de Arrecadação de Resíduos Eletrônicos podem ser obtidas pelo telefone 3652-9512 ou pelo e-mail: sema@osasco.sp.gov.br.

Além disso, verifique

GCM de Osasco prende cinco homens por crime ambiental

A Guarda Civil Municipal de Osasco (GCM) prendeu cinco homens em flagrante por crime ambiental. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.