Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
Início / Eventos / Osasco promove ato de conscientização sobre violência sexual contra crianças e adolescentes

Osasco promove ato de conscientização sobre violência sexual contra crianças e adolescentes

OsascoNesta segunda-feira, 18 de maio, no Calçadão da Antônio Agu, foram distribuídos panfletos, explicando onde e como denunciar casos de violência sexual contra menores

“Esquecer é permitir. Lembrar é combater”. Este é o slogan da campanha de conscientização sobre abusos sexuais contra menores, realizada em todo o Brasil no dia 18 de maio, “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. A campanha, que reafirma a importância de se denunciar e responsabilizar os autores de violência sexual contra a população infanto-juvenil, foi instituída pelo Governo Federal em 2000 e faz alusão a um crime ocorrido há 36 no Espírito Santo. No dia 18 de maio de 1973, a garota Araceli Cabrera Sanches de apenas oito anos de idade, foi violentada e brutalmente assassinada, cujo crime abalou o país.

OsascoEm Osasco, por meio da Secretaria de Assistência e Promoção Social (SAPS), a Prefeitura organizou um ato de conscientização no Calçadão da Rua Antônio Agu, em frente ao Osasco Plaza Shopping. Durante toda a manhã, com a presença de alunos de várias escolas do município, banda de música e com apoio de diversas entidades assistenciais, foram distribuídos panfletos informando os locais onde a população pode denunciar os casos de violência sexual contra menores. Na parte da tarde, a distribuição foi realizada no interior do Shopping.

Coordenadora do ato em Osasco, a titular da SAPS, Gilma Rossafa, destacou a importância de se denunciar esse tipo de crime, enfatizando que os órgãos públicos são responsáveis pelo sigilo de quem denuncia. “O objetivo da campanha não é responsabilizar ou culpar a família do acusado e sim criar instrumentos de educação e de conscientização, pois, conforme a estatística, a maioria dos casos de violência sexual contra crianças, infelizmente, ocorre dentro das próprias famílias”, disse.

O município conta com serviços especializados para atendimento a menores vítimas de violência sexual, bem como a suas famílias. As denúncias devem ser feitas nos Conselhos Tutelares e na Vara da Infância e da Juventude. Todos os casos de suspeita ou confirmação de violência podem ser denunciados anonimamente por telefone, através do Disque Violência Nacional, o “Disque 100”.

Serviços especializados:

– Conselho Tutelar Norte – Avenida Getúlio Vargas, 899, sala 17, Jardim Piratininga, telefone: 3656-3440.
– Conselho Tutelar Sul – Rua José Bacareli, 184, Vila Campesina, telefone: 3684-0212.
– Conselho Tutelar Centro – Rua José Bacareli, 184, Vila Campesina, telefone: 3683-5770.
– Núcleo Acolher: Rua da Saudade, 180, Bela Vista, telefone: 2183-6729.
– CREAS (Centro de Referência de Assistência Social) – Rua Ciro dos Anjos, 80, Bela Vista, telefone: 3698-6221.

Além disso, verifique

Gastronomia

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Abastecimento (SICA) promoverá …

um comentário

  1. eu quero saber o slogan de sexualidade contra crianças e adolecentes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.