Início / Cidadania / Osasco promove encontro para debater atendimento a moradores de rua

Osasco promove encontro para debater atendimento a moradores de rua

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Assistência e Promoção Social (SAPS), promoveu na noite de quarta-feira, 28 de abril, uma reunião intersetorial para debater ações de enfrentamento junto à população de rua do município, que corresponde a cerca de 1,2 mil cadastrados e atendidos pela administração. O evento aconteceu na sede da secretaria e reuniu diversos representantes do poder público municipal e de entidades ligadas diretamente à realidade dos moradores de rua.

O diálogo foi aberto pela secretária de Assistência e Promoção Social, Gilma Rossafa, que explicou o motivo da reunião. “O objetivo do encontro é fazermos uma reflexão sobre a situação da população de rua. Pretendemos desenvolver uma articulação permanente, continuada e integrada entre todos os agentes sociais envolvidos com a finalidade de promovermos o bem-estar desses cidadãos. Nosso intuito é também a inclusão social e o poder público e a sociedade civil organizada precisam um do outro mutuamente”, disse.

Ela também indicou o caminho para o êxito no trabalho. “Não podemos praticar o assistencialismo, mas devemos prover recursos para que essas pessoas caminhem de maneira autônoma e tenham possibilidade de escolher e de participar das atividades da sociedade”, ressaltou. Gilma também enfatizou o papel da Prefeitura. “A gestão pública tem muito compromisso com as políticas públicas sociais de qualidade e de proteção à pessoa. Discutiremos, então, para propor novos serviços, criar uma rede sólida e digna que atenda plenamente os direitos dos moradores de rua”, pontuou.

Em sua fala, Gilma ressaltou ainda que o município possui dois albergues, um no Centro e outro no Jardim Rochdale, para atender essa parcela da população, além do CREAS POP (Centro de Referência Especializado de Assistência Social para População em Situação de Rua), no Jardim Piratininga, que é referência na cidade em atendimento social. Ela também fez questão de salientar o Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua, que também oferece atenção especial às pessoas que utilizam as ruas como espaço de moradia e/ou sobrevivência.

A secretária disse ainda que a administração pretende marcar, em breve, reuniões com moradores de rua para compreender as necessidades da população e tentar auxiliar no sentido de promover a assistência social adequada.

Em seguida, a diretoria de Proteção Social Especial (DPSE), Leda Bittencourt Moraes, fez uma exposição e apresentou o panorama social, geográfico e estatístico da população de rua em Osasco. Posteriormente, representantes do poder público e demais convidados propuseram alternativas para solucionar o atendimento ao morador de rua e sugeriram medidas de aproximação e programas de auxílio a essa população.

A iniciativa intersetorial reuniu representantes da Secretaria de Segurança e Controle Urbano (Secontru), Guarda Civil Municipal (GCM), Secretaria de Indústria, Comércio e Abastecimento (SICA), Secretaria de Serviços e Obras, Secretaria de Saúde, Secretaria de Governo, Câmara Municipal, entidades sociais, pastorais, igrejas, comerciantes, associações comerciais da região central, grupos solidários e de caridade. Dentre eles prestigiaram o evento a secretária-adjunta de Assistência e Promoção Social, Patrícia Dândalo; o secretário-adjunto de Segurança e Controle Urbano, André Luís Santiago, e o subcomandante da Guarda Civil Municipal, Erivan da Silva Gomes.

Serviço:

Albergue I

Endereço: Avenida Maria Campos, 75 – Centro

Telefone: 3654-1996

Albergue II

Endereço: Rua Belo Horizonte, 80 – Jardim Rochdale

Telefone: 3656-2543

Centro de Referência Especializado de Assistência Social para População em Situação de Rua – CREAS POP.

Endereço: Rua Martin Afonso, 75 – Jardim Piratininga

Telefone: 3698-5727

Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua

Endereço: Avenida Dom Pedro I, 65 – Bela Vista

Telefone: 2183-6700

Funcionamento: 2ª à 6ª feira, das 8 às 17h.

Além disso, verifique

Jogadores do GEO distribuem macacões para bebês na Maternidade Amador Aguiar

Durante mais de duas horas, Viola e Índio alegraram o ambiente no hospital, conversando e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.