Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
Início / Saúde / Osasco promove palestra sobre Violência Contra a Pessoa Idosa

Osasco promove palestra sobre Violência Contra a Pessoa Idosa

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu, no dia 23 de junho, o encontro “A Violência Contra a Pessoa Idosa”, voltado a clínicos e chefes de unidade da rede municipal de saúde em comemoração ao dia 15 de junho, “Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa”.

No encontro, ministrado por Marília Berzins, assistente social especialista em gerontologia e doutora em violência institucional contra o idoso, foram abordados temas sobre direito constitucional da Terceira Idade, as possíveis formas de violência, a importância da notificação e da detecção por parte da equipe de saúde.

A violência contra o idoso pode acontecer de várias formas: maus tratos físicos e/ou psicológicos, negligência, abuso financeiro, material e/ou sexual, abandono, ou auto-abandono. E, na maioria das vezes, o agressor reside com o idoso, podendo ser um familiar próximo ou um cuidador profissional.

Marília observou que, muitas vezes, o próprio idoso não reconhece que está sofrendo maus tratos, achando que é normal passar por esta situação por causa da idade avançada. “Não é normal da idade maus-tratos, desrespeito e direitos não protegidos. Qualquer idoso que se sentir maltratado deve procurar os serviços de saúde”, ressaltou.

Segundo Berzins, eventos como estes são importantes, pois sensibilizam e informam sobre as diversas formas de violência, principalmente aos responsáveis por identificar, intervir e notificar aos serviços de saúde quando os idosos buscam ajuda.

Participaram também do evento o vereador Carlos José Gaspar (presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal); a diretora de saúde pública do município, Mirtes Fabricante; o coordenador do Núcleo Acolher, Nivaldo Lopes e a médica reumatologista e coordenadora do Programa de Saúde do Adulto em Osasco, Ana Paula Bazílio.

Milene Soares de Carvalho
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde de Osasco

Além disso, verifique

Osasco realiza Fórum de Saúde Mental

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretária da Saúde, promoveu no dia 22 de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.