Início / Parceiros / Osasco realiza o II Fórum de Discussão sobre Violência contra Crianças e Adolescentes

Osasco realiza o II Fórum de Discussão sobre Violência contra Crianças e Adolescentes

Nos dias 4 e 5 de dezembro, no Centro de Formação dos Profissionais de Educação de Osasco, aconteceu o II Fórum de Discussão sobre Violência contra Crianças e Adolescentes. O evento foi promovido pelo Núcleo Acolher da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Osasco, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), com as secretarias de Assistência e Promoção Social e Educação.

No primeiro dia, aconteceram duas conferências, uma delas com a professora Maria Inês Zampolim Coelho, que falou sobre o Programa Atual da Violência contra Crianças e Adolescentes no município de Osasco; e a outra com a professora Rita de Cássia Siqueira Lopes Vazquez, que abordou a prática do Bullying (o termo Bullying compreende todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivação evidente, adotadas por um ou mais estudantes contra outro).

“Saúde é um bem-estar físico, psíquico e social. Não podemos isolar os elementos, apenas trabalhando com os três é que termos o equilíbrio. Para isso, precisamos atuar como verdadeiros pais e educadores. Cabe a todos nós a responsabilidade de afastar a violência para tornarmos pessoas sadias e felizes, discursou o prefeito em exercício, Dr. Faisal Cury.

Para a secretária de Educação, Mazé Favarão, a escola tem colaborado muito para um melhor desenvolvimento da criança e do adolescente. “O locus da preservação da criança e do adolescente é a escola. Esse espaço nos permite observar tudo o que acontece em suas vidas. Antes só conseguíamos enxergar os problemas quando já estavam muito avançados, hoje procuramos detectá-lo antes que ele se agrave. Para isso, temos projetos que reconhecem a criança e o adolescente enquanto ser, projetos que os alegre, estimule o amor próprio e desenvolva o intelectual de cada um. Toda essa integração fortalece a criança e o adolescente enquanto sujeito”.

No evento também foi formada uma mesa-redonda com representantes da Vara da Infância e Juventude de Osasco, do Conselho Tutelar, da Fundação Casa e da Secretaria de Assistência e Promoção Social. O grupo discutiu medidas de proteção e sócio-educativas.

“Esse é um momento muito importante para o fortalecimento das políticas públicas para as crianças e jovens de maneira articulada e pensada. Hoje teremos referências maiores para aperfeiçoar o sistema e as demandas da sociedade”, falou a secretaria de Assistência e Promoção Social, Gilma Rossafá.

Para o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Antônio Dantas, Osasco está vivendo um momento muito rico. “A cada dia estamos construindo instrumentos sólidos para que os direitos da criança e do adolescente sejam garantidos”, disse.

O Fórum contou ainda com as apresentações artísticas dos alunos da EMEF Tobias Barreto de Menezes e dos adolescentes da instituição Centro Promocional Cristo Rei.

O secretário de Saúde, Gelso de Lima, fez o lançamento da cartilha do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e ainda orientou. “Temos a obrigação de denunciar maus tratos e espero que com esse Fórum possamos sair daqui ainda mais fortalecidos”, finalizou.

No segundo dia, das 8h às 12h30, aconteceram outras duas conferências, uma sobre Trabalho Infantil, com Antônio Dantas e outra sobre Pornografia Infantil na Internet, com Melissa Garcia Blagitz de Abreu e Silva.

Também foi formada uma mesa-redonda para discutir os programas de atenção e prevenção à violência contra crianças e adolescentes. Integraram o grupo representantes do Instituto Sedes Sapientiae, do Núcleo Acolher e da Vigilância Epidemológica da Secretaria de Saúde e também do SAE, da Secretaria de Educação.

Além disso, verifique

Auxiliar Administrativo – Elithe RH – Osasco, SP

Atender clientes internos e externos usando as ferramentas (e-mails, telefones, Nextel) Registrar os atendimentos efetuados para as áreas nos bancos de dados...
De Elithe RH - 08 Mar 2013 00:37:07 GMT - Visualizar todas as empregos: Osasco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.